10/02/2014

Scooter ganha adaptação para deficientes físicos


Empresa do Pará transforma triciclo de 125 cilindradas em meio de transporte para pessoas com problemas de mobilidade. O caderno Sobre Rodas, do Hora de Santa Catarina, conferiu a invenção e, hoje, o ClassiDiário apresenta a reportagem com as principais características do projeto. Nada como a criatividade para quebrar barreiras em nome da inclusão. Uma empresa paraense, a Triciclos Free Way, projetou um triciclo, que na verdade é uma scooter de 125 cilindradas, para que os cadeirantes possam ter um veículo próprio para deslocamentos urbanos.

Para poder ter marcha à ré, foi utilizado um motor elétrico de 500W, que fica embutido na roda traseira esquerda. Além disso, este motor também pode atuar como propulsor principal em caso de pane do motor à combustão, provendo uma autonomia de até 15Km. O acionamento do motor elétrico é feito à parte do tradicional, por meio de uma manopla no manete esquerdo.

O triciclo é parecido com uma biga. Uma rampa de acesso desce por meio de controle remoto ou por um interruptor no próprio triciclo e, assim, o deficiente físico pode entrar com sua cadeira de rodas, sem precisar da ajuda de terceiros.

Possibilidade de levar um passageiro

Um guincho de arrasto também foi incluído para auxiliar na subida. A cadeira é presa ao veículo por cintos de segurança. Até um segundo passageiro pode ser transportado sentado em um banco escamoteável, que fica na parte interna da rampa de acesso. Todos os controles e instrumentos são de operação manual.

Detalhes fundamentais

O triciclo adaptado é dotado de freios a disco na dianteira e nas rodas traseiras. A estrutura tem 2,2m de comprimento, 1,3m de altura e tem peso (em ordem de marcha) de 145Kg com capacidade para transportar até 230Kg de carga útil.

A velocidade máxima é de 90Km/h. O motor utilizado é o de uma Suzuki Burgman de 125 cilindradas.

Nunca custa lembrar que, apesar de adaptado, o triciclo é um veículo como qualquer outro. Para pilotá-lo, é obrigatório possuir Carteira Nacional de Habilitação (CNH) tipo B.

Como comprar

- O valor do triciclo adaptado é R$ 17,9 mil.
- Informações: triciclosfreeway@hotmail.com ou pelos telefones

(91) 8354-1888, (91) 8275-2035 e (91) 861-1033.

Proxima Anterior Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

Seu Comentário é muito importante para nós.