Estudantes criam app para auxiliar motoristas com deficiência auditiva

Compartilhe »»
Software interpreta sons do trânsito e emite sinais visuais para surdos (Foto: Reprodução)


por Juliana Reis

Um grupo de estudantes do Centro de Inovação da PUC Minas, desenvolveu, em parceria com a Microsoft, um app para auxiliar motoristas com deficiência auditiva.

Chamado de SuriCar, o app foi apresentado na Feira Internacional de Negócios, Inovação e Tecnologia (FINIT) e na Imagine Cup 2018, competição de tecnologia da Microsoft América Latina.

Motoristas com deficiência auditiva

Segundo dados do IBGE, menos de 1% da população de brasileiros com deficiência auditiva possuem carteira de habilitação, e esse número se deve a insegurança que eles têm para dirigir, já que atualmente não existem muitas adaptações disponíveis.

Pensando em resolver essa questão, cinco jovens universitários, alunos dos cursos de Engenharia de Computação e Sistemas de Informação da PUC Minas Gerais, desenvolveram o aplicativo que capta sons externos e emite imagens de alerta.

O software tem um tipo de inteligência artificial que codifica as ondas sonoras dos barulhos mais comuns do trânsito, bem como buzinas, ambulâncias, viaturas policiais e freadas, para alertar os motoristas que não escutam.

O aplicativo

Menos de 1% da população de pessoas com deficiência auditiva possuem carteira de habilitação (Foto: Reprodução)00

De acordo com seus desenvolvedores, novos sons podem ser incorporados ao sistema do SuriCar, que possibilita ainda que a tecnologia seja implantada em locais diferentes, mesmo que as frequências emitidas pelos veículos oficiais, por exemplo, não sejam as mesmas.

A equipe responsável pela inovação é formada pelos universitários Emanuel Carvalho, Lucas Mari, Matheus Philippe, Raquel Almeida e Victor Lacerda.

Código de Trânsito

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, pessoas com deficiência auditiva não só podem ter acesso à Carteira Nacional de Habilitação (CNH), como devem receber apoio dos órgãos responsáveis durante todo o processo de habilitação.

 Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos (Feneis) conta com intérpretes para auxiliar as pessoas com deficiência no processo de solicitação da CNH. O acompanhamento durante os cursos e testes é de responsabilidade dos órgãos competentes.

Fonte: Portal Acesse

Nenhum comentário

Seu Comentário é muito importante para nós.

Tecnologia do Blogger.