Professor cego cria e-book com dicas para inclusão de alunos cegos no aprendizado da física moderna
Compartilhe
Unesp
disponibiliza gratuitamente o e-book que traz sugestões de práticas,
metodologias e materiais
A Editora
Unesp disponibilizou gratuitamente o e-book “Saberes docentes para a inclusãodo aluno com deficiência visual em aulas de física”, do professor
de educação para a ciência Eder Pires de Camargo.
Escrito em
2012, o material analisa os obstáculos para incluir os estudantes cegos no
aprendizado de conhecimentos como óptica, eletromagnetismo, mecânica,
termodinâmica e física moderna, e sugere formas de viabilizar a participação e
o entendimento.
“O livro
desafiou futuros professores a planejarem e aplicarem aulas para uma classe com
37 alunos, dois deles com deficiência visual. A obra traz as dificuldades que
ocorreram no processo e como foram solucionadas”, descreve o docente.
“Um
problema interessante que surgiu é que os educadores achavam, inicialmente, que
deveriam preparar as aulas, procedimentos e materiais duplicados: para os
estudantes com e sem deficiência visual. Quando é possível preparar
metodologias comuns aos dois grupos, sem deixar de considerar as
especificidades de todos”, explica.
Os
professores que acessarem o e-book também terão contato com sugestões de
atividades, como a peça “Luz: onda ou partícula?”, que pode ser aplicada com os
alunos.
Fonte:
Instituto Net Claro Embratel
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu Comentário é muito importante para nós.