Michele Collins comemora primeiro desenho animado em Libras

Compartilhe »»

O lançamento do primeiro desenho animado feito no Brasil e voltado para crianças surdas, “Min e as Mãozinhas”, foi tema de pronunciamento da vereadora Michele Collins (PP), durante a reunião plenária desta segunda-feira, 19.
Presidente da Comissão de Direitos Humanos da Casa, a parlamentar destacou que a maioria dos filmes e desenhos não é acessível a essa população. “Fica aqui o nosso incentivo para que outras ações possam incluir as crianças surdas”.

Segundo a vereadora, o desenho conta a história de uma menina surda, Min, que se comunica através da segunda língua oficial do Brasil, a Língua Brasileira dos Sinais, e também ensina o vocabulário para os ouvintes. “O desenho foi lançado no youtube e em cada episódio cinco sinais de Libras serão ensinados. Essa é uma iniciativa importante para esse público tão sofrido e tão discriminado. Muitas dessas crianças não têm acesso aos aparelhos e sofrem bullying. Precisamos acolher”.

Dados trazidos pela vereadora revelam ainda que, segundo o último censo do IBGE de 2010, 9,7 milhões de pessoas no País têm deficiência auditiva.  Desse total, mais de dois milhões apresentam deficiência auditiva severa e cerca de um milhão possui até 19 anos. Michele Collins ressaltou ainda que a surdez em crianças, além do fator genético, pode acontecer também por infecções contraídas durante a gestação e ainda traumatismo craniano.

Michele Collins lembrou que já existe na cidade uma lei de autoria dela que obriga a presença de intérprete de Libras em órgãos públicos da administração direta e indireta. A Lei 18.257/2016 tem a finalidade de permitir aos deficientes auditivos o acesso à comunicação e à informação.

Fonte: Câmara Municipal do Recife

Nenhum comentário

Seu Comentário é muito importante para nós.

Tecnologia do Blogger.