17/02/2017

Arquitetos e Engenheiros da Prefeitura de São Paulo realizam ação educativa sobre acessibilidade para comerciantes de Pinheiros


Para sensibilizar os comerciantes da região oeste da capital sobre a importância de incluir pessoas com deficiência em seus estabelecimentos, a Prefeitura de São Paulo promove no dia 21 de fevereiro, às 10h30, uma ação educativa de acessibilidade que levará arquitetos e engenheiros da Comissão Permanente de Acessibilidade (CPA) e técnicos de várias Secretarias Municipais para orientar os centros de comércio da Rua dos Pinheiros sobre os padrões de acessibilidade arquitetônica.

O projeto organizado pela Secretaria Municipal de Coordenação de Prefeituras Regionais em parceria com a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência integra o programa ‘Acessibilizando São Paulo’ que tem como foco educar, esclarecer e ampliar a inclusão na cidade.

Serão distribuídos  informativos de orientação para a implementação de acessibilidade com dados  baseados na Norma de Acessibilidade a Edificações Mobiliário, Espaços e Equipamentos Urbanos (NBR 9050/15) de como construir uma rampa de acesso, banheiros acessíveis entre outros critérios.

Para o secretário municipal da Pessoa com Deficiência, Cid Torquato, toda a população se beneficia com estabelecimentos inclusivos: “Tudo o que for investido em acessibilidade, com certeza, vai refletir em uma maior participação das pessoas com deficiência. Só na cidade de São Paulo são cerca de três milhões de pessoas com algum tipo de deficiência e mobilidade reduzida. É benefício para o comerciante e para o cliente, pois o estabelecimento pode ampliar seu público”, afirma o secretário.

A Prefeitura Regional de Pinheiros é a primeira a aderir à ação. O prefeito regional Paulo Mathias, abriu as portas de sua região para ser modelo do programa que pretende passar por todas as regiões da cidade.

Comissão Permanente de Acessibilidade – CPA

Criada em maio de 1996, a Comissão Permanente de Acessibilidade (CPA), é um órgão vinculado à SMPED que atua de forma consultiva e deliberativa por meio de reuniões semanais para discutir projetos, obras e denúncias. Atualmente é composta por representantes de Secretarias Municipais, entidades da área da construção civil e arquitetura e membros da sociedade civil, que tem como foco traçar as diretrizes para tornar edificações, meios de transportes, parques e outros locais de uso coletivo disponíveis a todos, equitativamente.

Serviço: Ação Educativa de Acessibilidade –  Programa Acessibilizando São Paulo
Data: 21 de fevereiro
Horário: 10h30 às 14h
Endereço: Estação de metrô Fradique Coutinho - Rua dos Pinheiros, 632.


Assessoria de Imprensa – Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência 


Fones: (11) 3913-4070 / 4075
Proxima Anterior Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

Seu Comentário é muito importante para nós.