27/10/2015

Veja onde reclamar ou denunciar

Superintendência de Seguros Privados (Susep) – Responsável pelo controle e fiscalização do mercado de seguro. www.susep.gov.br. Telefone: 0800-021-8484

Banco Central (BC) – Em São Paulo, na Av. Paulista, 1.804. Telefone: 0800-979-2345; site www.bcb.gov.br.

Procon - www.procon.sp.gov.br. Reclamações por cartas: Caixa Postal 3050, CEP 01061-970 – São Paulo. Telefone 151

Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) - www.anvisa.gov.br – Telefone (0/xx/61) 3448- 1000; Disque Saúde 0800- 61 1997

Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) – Telefone 167. Site: www.aneel.gov.br

Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) – www.ans.gov.br. Telefone: 0800 701 -9656

Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) - Telefone: 133 e site www.anatel.gov.br

Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC) - Órgão do Ministério da Justiça. Telefone: (0/xx/61) 3429-3105 e site www.mj.gov.br/dpdc.

Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Pro Teste) – Orientações sobre Direito do Consumidor. Telefone: (0/xx/21) 3906- 3900. Site: www.proteste.org.br

Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) - www.idec.org.br. Telefone: 3874-2152


Ministério Público de São Paulo - telefone: 3274-1103 e site www.mp.sp.gov.br.

Brasília – DF
Promotoria de Defesa do Idoso e do Portador de Deficiência – PRODIDE
Tel.: (61) 3343-9414 / 9960 – Disque Idoso: 0800-6441401
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