19/10/2015

Cientistas do México criam luva que traduz linguagem dos surdos-mudos



Protótipo detecta movimentos realizados pelo usuário com a mão e os associa a letras do alfabeto internacional (de 26 letras)


Pesquisadores do Instituto Politécnico Nacional (IPN) do México desenvolveram uma luva que transforma em texto e sons a linguagem dos surdos-mudos e, desta forma, permite a transmissão de mensagens a pessoas que desconhecem os sinais, segundo a instituição.

Este protótipo, criado pelo doutor Miguel Félix Mata e a aluna Helena Luna García, consiste em uma luva que detecta os movimentos realizados pelo usuário com a mão e os associa com as letras do alfabeto internacional de 26 letras.

“São formadas palavras e frases que são transmitidas por Bluetooth a um dispositivo móvel com um aplicativo pré-carregado, que mostra e lê os sinais das pessoas que usam a luva e querem transmitir uma mensagem”, explicou Luna García.

Para detectar se os dedos estão abertos ou fechados foi utilizado um inovador material empregado na construção de tecnologia para vestimentas, um fio condutor feito à base de aço, mais grosso que o fio convencional de algodão, que pode ser costurado com agulha ou máquina.

A base da luva foi feita à mão com poliéster e nylon, inclui molas e sensores para dar-lhe força, com a finalidade de que sigam a estrutura pelas mãos. Uma vez que a mensagem chega ao dispositivo, esta é reproduzida em voz e a pessoa que fala com o usuário da luva pode escutar o que este quer dizer-lhe.

Fonte: G1
Proxima Anterior Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

Seu Comentário é muito importante para nós.