Professores são capacitados para atender alunos com deficiência em MG

Compartilhe

Até o dia 26 de junho, os professores da rede pública de ensino em Araxá, no Alto Paranaíba, passaram por um treinamento para melhorar o ensino aos estudantes que têm alguma deficiência.
A qualificação também ajuda no processo de criação das Salas Recursos Multifuncionais (SRMF), espaços físicos localizados nas escolas públicas onde são realizados o Atendimento Educacional Especializado (AEE).
Na rede municipal de Araxá estudam 258 crianças com algum tipo de deficiência. A educação inclusiva tem dado certo na cidade. Dentro da sala de aula, todos recebem atenção à educação da mesma forma, sem diferença entre os estudantes.
Nas Salas de Recursos Multifuncionais o aprendizado vira brincadeira. O acompanhamento de perto é essencial, segundo a professora Sandra Martins. "Os alunos participam das aulas normalmente nas próprias salas e depois eles recebem em outro horário escolar uma complementação, que fará com que eles compreendam melhor, através do lúdico e de outras atividades", contou.
A questão na cidade é que existem poucos professores habilitados para este trabalho. "Tem que ter um perfil específico para se trabalhar com as nossas crianças. A Prefeitura atende cerca de 258 crianças que têm dificuldades", explicou a coordenadora Rosângela Maria de Rezende.
A solução está em cursos como este e nesse momento os professores viram alunos. Durante a programação, eles tiveram aula de braille. "A inclusão precisa acontecer aqui na sala para ela ser vivenciada lá fora. Precisamos trabalhar com os professores para eles passarem para os alunos", disse o instrutor Marleno Rodrigues de Souza.
São 100 horas de estudos e a seleção é rigorosa. Além da parte teórica o trabalho também avalia a aptidão. Dessa formação, de 34 alunas, 14 saem empregadas e a professora Sibila D'arc Alves quer ser uma delas. "Ser professor é tentar buscar de todas as formas a aprendizagem do outro. Dessas forma as crianças com deficiência vamos ajudar da melhor forma. Por isso esse aprendizado é importante", finalizou a professora, Sibila D´Arc Alves.
Fonte: G1

Compartilhe

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu Comentário é muito importante para nós.

Cursos e Eventos

Vídeos no Youtube

Unawheel - Entrega e primeiro passeio

Unawheel - Entrega e primeiro passeio
Unawheel - Entrega e primeiro passeio

Imagem 1

Imagem 1
20 anos na cadeira de rodas

Imagem 2

Imagem 2
Tetra Dirigindo? Como consegui tirar a CNH

Lives da Fê no Insta

Live com a Isabela Ribeiro

Live com a Isabela Ribeiro
Converso com a Isabela sobre Autoestima e superação

Live sobre Pessoas com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?

Live sobre Pessoas com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?
Converso com a Váleria Schmidt @schmidt sobre Pessoa com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?

Live com Roberto Denardo

Live com Roberto Denardo
A pessoa com deficiência na vida pública 06/10/2020