31/10/2012

Pilates auxilia na reabilitação de amputados


   Com aparelhos de design diferenciado e exercícios bem diversificados, o método Pilates é uma técnica eficaz para ajudar o corpo em fase de adaptação à nova condição.
Débora Carvalho Da Redação CMW

  Após a colocação de prótese, o corpo amputado passa por um período de adaptação. Postura, força, flexibilidade e sensibilidade sofrem modificações, e o corpo precisa de uma reeducação. Nessa fase, a prática de atividade física e hábitos alimentares que favoreçam o fortalecimento dos músculos certos, é fundamental.
    Nesse processo, uma opção que pode ser muito eficaz é a prática do Método Pilates. Trata-se de uma técnica de exercícios globais que trabalham o corpo todo. Com apenas cinco treinos, as pessoas já notam mudanças no corpo. Com 30 aulas, o corpo todo já está modificado - para melhor.
   As informações são do fisioterapeuta e professor de Pilates Alexandre Moreira Mendonça, proprietário de uma academia especializada no método - em Santo Amaro, São Paulo. Os aparelhos são adaptáveis e os exercícios trabalham todos os músculos do corpo.
   Ao fortalecer os músculos da coluna, o paciente evita ocorrência de lesões, problemas de coluna e dores. Com o corpo alinhado, o aluno de pilates também ganha alívio das tensões e melhor circulação sanguínea.
   Após uma avaliação física detalhada, o paciente amputado deve iniciar a reabilitação o quanto antes, mesmo antes da colocação da prótese, pois sua qualidade de vida vai depender de muitos fatores como qualidade de vida, a superação do acidente e a adaptação da nova condição do corpo. Isso implica a ajuda do trabalho de diversos profissionais como fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, nutricionista - caso haja necessidade de controle de peso, e, claro, o especialista em prótese.
  O Mat Pilates (Pilates Solo), que acontece no chão, sem o uso de equipamentos, é recomendado para estágios mais avançados.
    Na reabilitação, são utilizados diversos equipamentos simples, como as bolas, rolos, discos de propriocepção, bastão, etc, além da desafiadora mecanoterapia - que estimula a execução dos exercícios com o auxílio de equipamentos especiais.

Proxima Anterior Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

Seu Comentário é muito importante para nós.