Carros identificados 99 ajudam a aproximar motorista surdo do mercado de trabalho
Compartilhe
A plataforma cria
oportunidade de trabalho para motoristas surdos e oferece identificação no
veículo para facilitar a comunicação com o passageiro.
Respeito à inclusão e à
diversidade são valores fundamentais para a 99, empresa de transporte
por aplicativo que integra a global DiDi Chuxing. O aplicativo tem sido
uma oportunidade acessível de geração e complemento de renda, também, para
as pessoas com deficiência auditiva.
Para promover a
inclusão, a 99 criou identificações personalizadas que estão dentro
e fora dos carros destes motoristas. Eles receberam adesivos internos,
cabide de retrovisor e encosto de cabeça com as frases “Motorista
Deficiente Auditivo. Sinalize para conversar comigo” e “Converse
comigo por mensagem”.
O objetivo desta ação
realizada nas principais cidades do país é facilitar a comunicação entre o
passageiro e o condutor e surgiu após a empresa identificar o comportamento de
alguns passageiros que não sabiam que o condutor era uma pessoa surda. O IBGE
estima que existam mais de 10 milhões de pessoas surdas no país.
“Começamos a perceber
que as pessoas falavam, tentavam interagir com o motorista e, por não obter
resposta, faziam uma avaliação negativa da corrida ou mesmo se sentiam pouco
acolhidas. E, claramente, não queremos proporcionar uma experiência ruim para o
passageiro e muito menos para o motorista. A 99 tem em seus valores viver e
respeitar a diversidade, por isso adotamos esta nova política e tem dado bons
resultados”, explica Pedro Gomes, gerente regional da 99 para o Rio de Janeiro,
Norte e Nordeste.
Além da sinalização, a
empresa implementou atendimento em Libras em seu centro de atendimento aos
motoristas, conhecido por Casa 99. No espaço os condutores podem tirar dúvidas
sobre a plataforma, fazer o cadastro para serem parceiros da empresa ou mesmo
ter um ponto de apoio para um café ou descanso.
Sobre a 99
A 99, empresa
brasileira de tecnologia que conecta passageiros e motoristas através de seu
aplicativo, faz parte da companhia global Didi Chuxing (“DiDi”). O aplicativo
conecta mais de 600 mil motoristas a 18 milhões de passageiros em mais de 1.600
cidades no Brasil. Como uma das maiores provedoras de mobilidade do país, a
startup oferece cinco tipos de serviços na sua plataforma: 99Pop,
categoria de carros particulares presente em mais de 40 regiões metropolitanas
e grandes cidades; 99Taxi, categoria que cobre todo o país; 99Top,
serviço de táxis de luxo oferecido em São Paulo; 99Compartilha,
serviço de corridas compartilhadas disponível em Belo Horizonte MG); e o 99Comfort,
que reúne comodidade de carros novos e espaçosos a um preço acessível.
Fonte: Libras Sol
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu Comentário é muito importante para nós.