Passageiros com deficiência visual terão RioCard em braile

Compartilhe »»
Novo cartão visa facilitar embarque de quatro mil usuários na cidade do Rio

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

A RioCard acaba de lançar uma novidade para melhorar a experiência de usuários com deficiência visual no sistema de transporte público por ônibus da cidade do Rio de Janeiro: o cartão em braile.

São cerca de quatro mil passageiros com deficiência visual com direito à gratuidade no sistema de ônibus municipal do Rio de Janeiro. A partir de agora eles já podem receber o novo cartão em braile desenvolvido pela RioCard, o que lhes permitirá mais comodidade e segurança no momento do embarque nos ônibus da capital fluminense.

O novo cartão traz a sigla “RC” de RioCard impressa em braile, e já está disponível aos usuários com deficiência visual.

Para aquisição do novo cartão, o titular do benefício precisa comparecer no Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência (CIAD) e apresentar o cartão antigo sem avarias, um documento de identificação com foto e um comprovante de residência.

A impressão em braile foi feita segundo recomendações do Instituto Benjamin Constant. Para a gerente de Marketing e Relacionamento da RioCard, Melissa Sartori, as orientações do Instituto para a impressão dos novos cartões em braile foram fundamentais.

“O renomado instituto, conhecido por oferecer ensino em braile para alunos com deficiência visual, nos auxiliou na decisão sobre que tipo de informação nós teríamos que colocar nos cartões. Fizemos também simulações com um modelo do cartão para ver se a leitura em braile estava correta”, afirmou.



Nenhum comentário

Seu Comentário é muito importante para nós.

Tecnologia do Blogger.