08/08/2017

O primeiro parque aquático acessível do mundo para pessoas com deficiência


Uma visão aérea do parque aquático acessível Morgan’s Inspiration Island
Um parque aquático acessível é um sonho para muitas pessoas com deficiência. Os parques aquáticos são a localização definitiva para se refrescar no clima quente do verão. Mas os pontos quentes para se divertir ao sol são notoriamente inacessíveis para pessoas com deficiência.

Um novo parque aquático acessível chamado Morgan’s Inspiration Island foi projetado para pessoas com uma ampla gama de identidades de deficiência – e é sensivelmente acessível. O parque, que abriu 17 de julho em San Antonio, no Texas, é totalmente acessível para cadeiras de rodas e espera receber pessoas com deficiência através de uma consideração cuidadosa no design.

O parque com temas tropicais possui seis atrações principais, incluindo um passeio de barco no rio acessível e uma grande variedade de áreas de respingo – superfícies com gêiseres, canhões de água e cortinas de chuva. As áreas de respingo, ao contrário das piscinas, são mais acessíveis para pessoas com deficiências relacionadas à mobilidade, mas ainda oferecem a experiência completa do parque aquático acessível.

E, notavelmente, qualquer pessoa com deficiência é bem-vinda no parque gratuitamente.

Cadeiras de rodas impermeáveis e pneumáticas

As cadeiras de rodas a ar especialmente desenvolvidas para o parque aquático acessível Morgan’s Inspiration Island
“Nosso objetivo é proporcionar uma excelente experiência do convidado em um ambiente inclusivo, seguro, confortável e não lotado”, disse o fundador do parque Gordon Hartman.

O parque já trabalhou com a Universidade de Pittsburgh para desenvolver uma nova cadeira de rodas revolucionária chamada PneuChair que é impulsionada por ar comprimido em vez de baterias, tornando-as de baixo custo e impermeáveis. Os hóspedes podem usar as cadeiras de graça para que elas não prejudiquem as cadeiras de rodas caras e com bateria que muitas pessoas que regularmente usam cadeiras de rodas, dependem delas.

As cadeiras são incrivelmente eficientes, pesando cerca de 37 kilos em vez de centenas de kilos, como cadeiras com bateria. O PneuChair leva apenas 10 minutos para “recarregar” com o ar, em comparação com as oito horas necessárias para carregar uma cadeira de rodas motorizada – e eles correm o tempo todo.

Dois outros tipos de cadeiras de rodas – um modelo que é empurrado por um cuidador e uma cadeira de rodas manual tradicional – também estão disponíveis para que os clientes atendam às suas necessidades de mobilidade.

O parque oferece pulseiras impermeáveis ​​de alta tecnologia para crianças e pessoas com deficiência que tendem a vagar, de modo que os pais possam facilmente localizá-los com a ajuda da equipe, se necessário.

Outra característica especial do parque é a capacidade de mudar rapidamente a água para temperaturas mais quentes, de modo que os hóspedes com sensibilidade ao frio ainda possam aproveitar atrações.

O parque aquático acessível Morgan’s Inspiration Island é adaptado as diferentes necessidades de pessoas com deficiência

As áreas de respingo do parque aquático acessível, foram especialmente projetadas para mobilidade de cadeiras de rodas
Áreas privadas e silenciosas também estão disponíveis para aqueles que podem ficar sobrecarregados com multidões e barulho, embora o atendimento ao parque seja sempre limitado para garantir uma experiência mais suave do que a maioria das configurações do parque temático. Os ingressos estão disponíveis on – line para garantir que as famílias não cheguem e não consigam entrar devido a restrições de atendimento.

O parque também foi projetado pensando na conservação da água. A água é filtrada continuamente e depois recirculada, o que também ajuda as pessoas com sensibilidade imune a se sentir confiante sobre a qualidade da água.

A Morgan’s Inspiration Island se denomina o primeiro parque aquático acessível do mundo, e a quantidade de acessibilidade é sem dúvida incomparável.
O parque aquático acessível tem cadeiras de rodas impermeáveis especialmente projetadas, para aluguel gratuito pelos visitantes

Embora muitos parques aquáticos e parques temáticos nos EUA tenham pelo menos algumas atrações acessíveis para cumprir a lei federal, praticamente nunca se ouviu falar de um parque que aplica a acessibilidade universal. Os parques públicos de água, por exemplo, são exigidos apenas nos termos do Americans with Disabilities Act para ter piscinas acessíveis. Os passeios e atrações reais, no entanto, muitas vezes não são acessíveis para pessoas com deficiências relacionadas à mobilidade.

Mas imagine o quão aborrecido seria ir a um parque aquático e apenas poder percorrer uma piscina. E isso nem sequer inclui como o ambiente ocupado, alto e estressante dos parques aquáticos tradicionais exclui pessoas com algumas deficiências cognitivas.

O Morgan’s Inspiration Island foi projetado para ser um parque aquático acessível para todos

Os criadores da Morgan’s Inspiration Island se desviaram do modelo tradicional do parque aquático para criar um espaço acolhedor para todas as pessoas com deficiência. Ainda assim, eles resistem ao rótulo de ser um “parque de necessidades especiais”. Em vez disso, a Morgan’s Inspiration Island, de acordo com os criadores do parque, é um “parque de inclusão”.

“A Morgan’s Inspiration Island se concentrará na inclusão e inspirará os hóspedes a fazerem coisas anteriormente pensadas que não estão na sua gama de capacidades”, explicou. “Aqueles sem deficiência e aqueles com, incluindo indivíduos em cadeiras de rodas, convidados com deficiências auditivas e visuais, e até convidados em respiradores artificiais, poderão jogar um ao lado do outro e obter uma maior apreciação uns dos outros”.

A Morgan’s Inspiration Island é o parque-irmã do Morgan’s Wonderland , um parque temático de 25 hectares, totalmente acessível, que abriu em março de 2010. A Morgan’s Inspiration Island e o Morgan’s Wonderland estão localizados um ao lado do outro, permitindo uma fácil transferência de parque.

“Quando o Morgan’s Wonderland abriu em 2010, realmente não sabíamos o que esperar”, diz Hartman. “Mas a popularidade do parque cresceu tremendamente e nos encorajou a adicionar a Morgan’s Inspiration Island.

“Agora, teremos duas atrações como ninguém menos que todos – independentemente da habilidade ou idade – possam desfrutar”.

A extensão dos parques acessíveis também inclui The Academy no Morgan’s Wonderland , uma escola para alunos com deficiência e o Children’s Rehabilitation Institute of TeletonUSA , um centro de reabilitação sem fins lucrativos para crianças que vivem com distúrbios e lesões neurológicas, musculares ou esqueléticas.

O parque aquático acessível foi projetado com a participação de vários profissionais
O parque aquático acessível oferece pulseiras rastreáveis que permitem que os pais localizem seus filhos

A Inspiration Island de Morgan foi projetada por Hartman e sua filha de 23 anos, Morgan, que vive com deficiência e é o homenageada dos locais de Morgan. Para desenvolver a instalação, a dupla trabalhou com consultores de parques aquáticos, médicos, terapeutas, professores de educação especial, cuidadores e, o mais importante, a própria comunidade de direitos da pessoa com deficiência.

Antes da sua abertura oficial em 17 de junho, a Inspiration Island da Morgan convidou pequenos grupos de pessoas com deficiência a testar todas as partes do parque splash, ajustando o parque e suas atrações com seus comentários.

O parque aquático acessível estará aberto diariamente durante o verão até meados de agosto, e depois nos fins de semana em agosto e setembro. Instalações adicionais de Morgan acessíveis estão atualmente em desenvolvimento para adicionar à diversão.

Até que sejam anunciados, todos teremos que esperar para ver como a equipe inovadora agiliza a acessibilidade a seguir.

No Brasil, os poucos parques aquáticos existentes, como o Wet’n Wild, Beach Park e Ma-noa Park ainda não possuem estrutura adequada, e na verdade praticamente infelizmente não tomam nenhuma iniciativa para torná-los acessível, apesar das leis existentes e do enorme público potencial.





Proxima Anterior Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

Seu Comentário é muito importante para nós.