Atores cegos protagonizam espetáculo infantil no Rio

Compartilhe


O espetáculo tem entrada gratuita e fica em cartaz até o final de agosto, com intérpretes de Libras, audiodescrições e legenda eletrônicas aos sábados

O espetáculo infantil “Ventaneira – A Cidade das Flautas”, está em cartaz no Centro Cultural Municipal Parque das Ruínas, em Santa Tereza, Rio de Janeiro. Inspirada na obra “As Cidades Invisíveis”, de Ítalo Calvino, a apresentação conta com dois atores cegos: a própria autora, Moira Braga, e Felipe Rodrigues.


Com montagem dirigida por Morena Cattoni, a adaptação já está em cartaz aos sábados e domingos, às 11h, até 28 de agosto. A classificação é livre e a entrada é gratuita, além de exibições com intérpretes em Libras, audiodescrições e legendas eletrônicas. Para Moira, que é atriz e bailarina, “O texto inspira poesia, música, movimento e aborda, com muita leveza, o tema das diferenças, da diversidade e da capacidade humana de superar limitações com criatividade e tolerância”.


Ventaneira é uma cidade fantástica onde flautas voam amarradas em pipas coloridas e só o sopro dos ventos pode tocar estes instrumentos musicais. Um dia, amanhece silenciosa, sem ventos e sem música. Até que o menino Rudin, o único habitante de Ventaneira que não sabia nem fazer flautas nem empinar pipas, e que só consegue ver o que suas mãos podem alcançar, descobre como trazer a música e a alegria de volta à cidade. Através de Rudin, o público se identificará com questões pertinentes a toda criança: se sentir diferente, ser excluído das brincadeiras, não ser compreendido por ter uma forma especial de observar o mundo.


Este é o terceiro espetáculo que Moira Braga e Felipe Rodrigues fazem juntos. O primeiro foi o infantil “Nhac! Uma Lição de Queijo”, com direção de Mati Lima, pela PAR Cia de Teatro, e, o segundo, a peça “Volúpia da Cegueira”, dirigida por Alexandre Lino. “Acho que o desafio de trabalhar com artistas com deficiência não é muito diferente do desafio de trabalhar com artistas sem deficiência. Todo o processo de criação pressupõe aprendizado e desafios”, conta Moira.


Para a diretora Morena Cattoni, que pela primeira vez trabalha com atores com deficiência, o processo tem sido uma grande descoberta. “Aprendi que atores com deficiência são pessoas com outras eficiências. Felipe e Moira são talentosos e muito disponíveis e isso é o mais importante em um processo de criação. ‘Ventaneira’ é um desafio por si só, pois não é uma dramaturgia e, sim, um conto. Como encenar este conto e torná-lo teatro é o nosso desafio”, completa.


Ventaneira – A Cidade das Flautas
Quando: de 6 a 28/8, às 11h (sábados e domingos)
Duração: 1 hora
Número de lugares no espaço: 86 lugares
Onde: Centro Cultural Municipal Parque das Ruínas
Endereço: Rua Murtinho Nobre, 169 – Santa Teresa
Tel: (21) 2215 0621
Quanto: entrada gratuita
Obs.: Aos sábados as sessões contam com Intérprete de LIBRAS, áudio-descrição e legendas eletrônicas


Fonte: Assessoria 

Compartilhe

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu Comentário é muito importante para nós.

Cursos e Eventos

Vídeos no Youtube

Unawheel - Entrega e primeiro passeio

Unawheel - Entrega e primeiro passeio
Unawheel - Entrega e primeiro passeio

Imagem 1

Imagem 1
20 anos na cadeira de rodas

Imagem 2

Imagem 2
Tetra Dirigindo? Como consegui tirar a CNH

Lives da Fê no Insta

Live com a Isabela Ribeiro

Live com a Isabela Ribeiro
Converso com a Isabela sobre Autoestima e superação

Live sobre Pessoas com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?

Live sobre Pessoas com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?
Converso com a Váleria Schmidt @schmidt sobre Pessoa com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?

Live com Roberto Denardo

Live com Roberto Denardo
A pessoa com deficiência na vida pública 06/10/2020