Novas cadeiras de rodas são entregues em Caraguatatuba, SP

Compartilhe

Os equipamentos foram cedidos aos moradores por meio de contrato de concessão de empréstimo.

Na última quarta-feira, dia 6, 27 cadeirantes do município de Caraguatatuba, em São Paulo, foram contemplados com equipamentos como cadeiras de rodascadeiras de banho ergotrol (estabilizador vertical regulável com ajustes de altura para estabilização de tronco e quadril, que permite ao paciente ficar de pé).

Os equipamentos foram cedidos aos moradores por meio de contrato de concessão de empréstimo. O prazo para troca da cadeira por uma nova é de três anos. Essa ação é feita pelo Governo Municipal por meio da secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso, de acordo com o Decreto Municipal nº 80, de 7 de maio de 2014, que disciplina a concessão de empréstimo dos equipamentos de tecnologia assistiva às pessoas com deficiência e idosos.

A secretária dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso, Ivy Monteiro Malerba, explicou que somente no primeiro semestre deste ano, 72 equipamentos entre órteses, próteses, botas ortopédicas, bengalas, coletes estabilizadores, muletas, talas e cadeiras de rodas foram cedidas em empréstimo por meio do convênio com verba mensal, mantido com a Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD).

“O Governo Municipal abriu licitação para suprir rapidamente a demanda reprimida e, assim, atender mais pessoas. No próximo mês, novos equipamentos serão entregues”, afirmou a secretária.

Cadeirante há nove anos em decorrência de um acidente de moto, Ricardo Alves dos Santos, 33 anos, disse que a nova cadeira é mais confortável e permite mais ajustes. Ellen Cristina Dias Braga, 29 anos, afirmou que seu novo equipamento aliviará as dores na coluna. O aposentado Irineu Peixoto, 87 anos, tem uma filha, Eliana, 32 anos, com paralisia cerebral. Ele disse que a nova cadeira permitirá à família e à filha maior conforto e mobilidade.

Para requerer esse empréstimo, o interessado deve encaminhar à secretaria a prescrição feita por fisioterapeuta, terapeuta ocupacional ou médico.

As prescrições geralmente são feitas por profissionais que atuam nas secretarias dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso, Educação, Assistência Social e Saúde, Associação de Apoio ao Desenvolvimento Humano (Acalento), Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Caraguá (APAE), Associação dos Portadores de Necessidades Especiais (Aponec), Instituto Pró+Vida e Lar Vicentino.

Capacitação – Nos dias 3 e 4 de julho de 2014, profissionais das secretarias dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso, de Educação e Saúde e de entidades parceiras, em Caraguá, participaram do curso de “Prescrição de cadeira de rodas e Adequação postural”. Na aula teórica, os participantes avaliaram questões clínicas, atividades que o paciente cadeirante faz, se estuda ou trabalha, como é o ambiente onde reside para prescrição da cadeira correta. Na aula prática, cinco pacientes já atendidos pela rede municipal foram avaliados juntamente com a cadeira de rodas que utilizam.

Fonte: Portal R3

Compartilhe

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu Comentário é muito importante para nós.

Cursos e Eventos

Vídeos no Youtube

Unawheel - Entrega e primeiro passeio

Unawheel - Entrega e primeiro passeio
Unawheel - Entrega e primeiro passeio

Imagem 1

Imagem 1
20 anos na cadeira de rodas

Imagem 2

Imagem 2
Tetra Dirigindo? Como consegui tirar a CNH

Lives da Fê no Insta

Live com a Isabela Ribeiro

Live com a Isabela Ribeiro
Converso com a Isabela sobre Autoestima e superação

Live sobre Pessoas com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?

Live sobre Pessoas com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?
Converso com a Váleria Schmidt @schmidt sobre Pessoa com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?

Live com Roberto Denardo

Live com Roberto Denardo
A pessoa com deficiência na vida pública 06/10/2020