Campanha Turismo Acessível e Guia Turismo Acessível
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A Campanha Turismo Acessível foi
desenvolvida em duas linhas de comunicação diferentes. A primeira tem como
público-alvo as pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida (principalmente)
e o cidadão brasileiro de forma geral e visa informar as pessoas com
deficiência sobre seus direitos no âmbito do turismo e atividades de lazer.
Visa também divulgar o site Turismo Acessível o qual tem por objetivo principal disponibilizar informações online
acerca da acessibilidade de empreendimentos e atrativos turísticos de destinos
brasileiros, considerando as especificidades dos diversos tipos de deficiência
(visual, auditiva, física/motora, intelectual), assim como os respectivos recursos
de acessibilidade disponíveis à pessoa com deficiência.
O guia traz informações sobre a existência de rampas em hotéis, de cardápios em braile em restaurantes e de banheiros adaptados em diversos estabelecimentos, entre outras informações essenciais. Totalmente adaptado, o site permite a navegação de pessoas com deficiência visual, auditiva, física/motora e intelectual e fornece ainda orientações sobre adequações necessárias junto aos estabelecimentos. Para avaliar as atrações já inseridas no site e cadastrar novos estabelecimentos, como restaurantes, bares, meios de hospedagens, shoppings, museus, atrativos históricos, parques, zoológicos, cinemas, serviços turísticos e atividades de lazer, o internauta precisa preencher um cadastro.
O guia traz, ainda, informações sobre os direitos da pessoa com deficiência e orientações para o setor turístico. Legislações, normas e cartilhas com dicas de como se adaptar e bem receber a pessoa com deficiência ou mobilidade reduzida estarão disponíveis para leitura e download. Para os próximos meses, já estão previstas novas interações, que vão permitir ao turista dar sua nota, realizar comentários e incluir fotos do estabelecimento ou atração avaliados.
A segunda linha de comunicação da Campanha Turismo Acessível tem por objetivo sensibilizar empresários e profissionais do setor, principalmente donos de empreendimentos e/ou atrativos turísticos quanto ao tema acessibilidade, incentivando-os a realizarem adaptações e/ou aprimorarem/qualificarem para bem receber pessoas com deficiência e mobilidade reduzida.
O guia traz informações sobre a existência de rampas em hotéis, de cardápios em braile em restaurantes e de banheiros adaptados em diversos estabelecimentos, entre outras informações essenciais. Totalmente adaptado, o site permite a navegação de pessoas com deficiência visual, auditiva, física/motora e intelectual e fornece ainda orientações sobre adequações necessárias junto aos estabelecimentos. Para avaliar as atrações já inseridas no site e cadastrar novos estabelecimentos, como restaurantes, bares, meios de hospedagens, shoppings, museus, atrativos históricos, parques, zoológicos, cinemas, serviços turísticos e atividades de lazer, o internauta precisa preencher um cadastro.
O guia traz, ainda, informações sobre os direitos da pessoa com deficiência e orientações para o setor turístico. Legislações, normas e cartilhas com dicas de como se adaptar e bem receber a pessoa com deficiência ou mobilidade reduzida estarão disponíveis para leitura e download. Para os próximos meses, já estão previstas novas interações, que vão permitir ao turista dar sua nota, realizar comentários e incluir fotos do estabelecimento ou atração avaliados.
A segunda linha de comunicação da Campanha Turismo Acessível tem por objetivo sensibilizar empresários e profissionais do setor, principalmente donos de empreendimentos e/ou atrativos turísticos quanto ao tema acessibilidade, incentivando-os a realizarem adaptações e/ou aprimorarem/qualificarem para bem receber pessoas com deficiência e mobilidade reduzida.
Visa também informar ao empresário que
a pessoa com deficiência pode gerar ocupação, renda e lucro para o
empreendimento, tendo em vista que é um consumidor e que, quando viaja, sempre
vai acompanhado. Além disso, a Campanha tem por objetivo também divulgar o site Turismo Acessível, estimulando assim uma competição saudável entre as diversas
categorias turísticas (hospedagem, alimentação, eventos e lazer, museus e
atrativos históricos, parques e zoológicos, praia, compras ou serviço
turístico) disponíveis.
Fonte: Turismo Acessível
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