Paixão de Cristo do Recife tem audiodescrição e lingua de sinais

Compartilhe

A partir desta quarta-feira (16) começam as apresentações da 18ª Paixão de Cristo do Recife, às 20h, na Praça do Marco Zero, Bairro do Recife. O espetáculo é gratuito, será realizado até o dia 20 de abril e conta com a colaboração de aproximadamente 450 pessoas, sendo 100 atores, 300 figurantes e 50 técnicos.

O grupo se reuniu na noite desta segunda-feira (14) para ensaio geral. Nesta terça (15) será o último ensaio antes de começar oficialmente a temporada 2014.

Há 37 anos interpretando o papel de Cristo e há 46 dirigindo o espetáculo, o ator José Pimentel afirmou que a expectativa é receber 25 mil pessoas por dia na Praça do Marco Zero. "Fizemos melhorias nos figurinos e no som. Os cenários também receberam tratamento especial, porque são 18 anos de apresentação", comentou.

Três estruturas de 20 metros de comprimento por 14 de largura foram montadas no Marco Zero. São elas que possibilitam o surgimento de nove palcos com diferentes cenários, ligados por uma passarela com dois planos, onde acontecem as cenas do povo e ainda a chegada de Cristo a Jerusalém, montado no jumento, e o caminho ao calvário.

"Nesses 18 anos de espetáculo no Recife, a encenação ganhou força. Hoje é muito mais afinada. O elenco se tornou bastante entrosado, experiente, se envolve na produção realmente com o interesse de levar essa mensagem de fé adiante", avaliou José Pimentel.
A Paixão de Cristo do Recife, que era conhecida como a Paixão de Todos, foi criada em 1997. Durante cinco anos, foi realizada no estádio do Arruda. Depois, entre 2002 e 2005, ocupou o Marco Zero. Em 2006, por conta de reformas no Marco Zero, o espetáculo foi encenado em frente ao Forte do Brum e, desde 2007, retornou ao Marco Zero.

Acessibilidade para pessoas com deficiência

O Governo do Estado, por meio das Secretarias Estaduais de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos e de Turismo, em parceria com a prefeitura do Recife e a Associação dos Produtores de Artes Cênicas de Pernambuco (APACEPE), vão proporcionar espaço para que as pessoas com deficiência possam assistir a Paixão de Cristo do Recife, que acontece no Marco Zero, com direito a áudio descrição e intérprete de Libras - Língua Brasileira de Sinais.

A ação acontece no primeiro dia do espetáculo, 16 de abril, e conta com espaço estratégico que abrigará 80 pessoas com deficiência, sob a coordenação da Superintendência Estadual de Apoio à Pessoa com Deficiência (SEAD). Para participar do evento os interessados deverão se inscrever a partir desta segunda-feira (14), na Ouvidoria da SEDSDH, ligando para 0800-081-4421 ou pelo emailouvidoria@sedsdh.pe.gov.br, para as pessoas com deficiência auditiva.

Segundo Bernardo D’Almeida, secretário da SEDSDH a parceria faz parte do esforço do Governo do Estado para garantir o direito do segmento de participar de atividades culturais e de lazer de forma integral. Os mesmos recursos estão sendo disponibilizados nas apresentações dos dias 13,14 e 15 de abril da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém, em Brejo da Madre de Deus.

A expectativa é que pelo menos 90 pessoas com deficiência assistam à Paixão de Cristo do Recife na estreia da montagem.

Compartilhe

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu Comentário é muito importante para nós.

Cursos e Eventos

Vídeos no Youtube

Unawheel - Entrega e primeiro passeio

Unawheel - Entrega e primeiro passeio
Unawheel - Entrega e primeiro passeio

Imagem 1

Imagem 1
20 anos na cadeira de rodas

Imagem 2

Imagem 2
Tetra Dirigindo? Como consegui tirar a CNH

Lives da Fê no Insta

Live com a Isabela Ribeiro

Live com a Isabela Ribeiro
Converso com a Isabela sobre Autoestima e superação

Live sobre Pessoas com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?

Live sobre Pessoas com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?
Converso com a Váleria Schmidt @schmidt sobre Pessoa com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?

Live com Roberto Denardo

Live com Roberto Denardo
A pessoa com deficiência na vida pública 06/10/2020