Brasília ganha Centro POETA de Tecnologia Inclusiva

Compartilhe

Com o objetivo de proporcionar oportunidades de emprego e inclusão digital aos jovens, desde 20 de março, Brasília (DF) conta com um Centro de Tecnologia Inclusiva POETA (Parcerias para Oportunidades Econômicas através da Tecnologia nas Américas). Trata-se de um espaço de encontro, aprendizagem e comunicação que oferece acesso às novas Tecnologias de Informação e Comunicação e aos conteúdos curriculares POETA, com o objetivo de melhorar as condições de vida das comunidades onde se encontra.

O projeto é uma iniciativa da The Trust for the Americas, organização membro da OEA – Organização dos Estados Americanos, em conjunto com a Avape -  Associação para Valorização de Pessoas com Deficiência, e conta com patrocínio da Citi Foundation e apoio do Citi e da Microsoft.

O Centro POETA consiste em salas adaptadas, equipadas com computadores e acesso à Internet. Por meio do uso da Tecnologia Assistiva – ferramentas que permitem às pessoas com deficiência interagir com as tecnologias da informação – e de um grupo especializado de instrutores qualificados, os centros oferecem à população-alvo a possibilidade de inclusão no mercado de trabalho.

“Os módulos do programa desenvolvem nos participantes princípios de informática e tecnologia. Além disso, também são abordados alguns temas transversais, como finanças pessoais, matemática, meio ambiente, comunicação, cidadania e desenvolvimento profissional”, explica Eliana Accioly, responsável pelos programas POETA na Avape.

A OSCEFJC - Obras Sociais do Centro Espírita Fraternidade Jerônimo Candinho será responsável pela operacionalização do novo centro. Fundada em abril de 1989 como entidade de caráter associativo e sem fins lucrativos, tem ampla atuação no âmbito educacional em relação à criança e ao adolescente e em 2012 criou o CAPED - Centro de Atendimento a Pessoas com Deficiência realizando a reabilitação, capacitação e inclusão profissional de pessoas com deficiência.

A instalação deste novo Centro POETA beneficiará toda a comunidade local e de todo o Distrito Federal. A meta é capacitar 100 pessoas em toda a região no ano de 2014 além de abrir as portas da nossa Unidade para o uso livre do Centro Digital, independente de alguma capacitação, como prevê o projeto”, comenta José Miranda, responsável pela OSCEFJC.

Para participar do Programa POETA em Brasília, basta ter a partir de 16 anos e preencher uma ficha no CAPED, localizado na Quadra 12, área reservada 3 – Sobradinho, DF.


Para mais informações, basta ligar no telefone (61) 3387-5658 ou enviar e-mail para osjcpcd@gmail.com.

Fonte: AVAPE

Compartilhe

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu Comentário é muito importante para nós.

Cursos e Eventos

Vídeos no Youtube

Unawheel - Entrega e primeiro passeio

Unawheel - Entrega e primeiro passeio
Unawheel - Entrega e primeiro passeio

Imagem 1

Imagem 1
20 anos na cadeira de rodas

Imagem 2

Imagem 2
Tetra Dirigindo? Como consegui tirar a CNH

Lives da Fê no Insta

Live com a Isabela Ribeiro

Live com a Isabela Ribeiro
Converso com a Isabela sobre Autoestima e superação

Live sobre Pessoas com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?

Live sobre Pessoas com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?
Converso com a Váleria Schmidt @schmidt sobre Pessoa com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?

Live com Roberto Denardo

Live com Roberto Denardo
A pessoa com deficiência na vida pública 06/10/2020