20/12/2013

Células-tronco do sangue do cordão umbilical são testadas em lesão medular

As lesões medulares ocorrem quando eventos traumáticos interrompem a passagem dos estímulos nervosos pela medula espinhal. Alguns tipos de doenças ou eventos não traumáticos (tumores, hemorragias entre outros) também podem causar essas lesões. A depender do local, o paciente pode perder todas as modalidades sensitivas (tátil, dolorosa, para temperatura, pressão e localização de partes do corpo no espaço) abaixo da lesão e alteração do controle esfincteriano (urinário e fecal).
 
As estatísticas apontam que 44% dos casos de lesões traumáticas da medula espinhal ocorrem devido a acidentes automobilísticos, 24% por agressão, 22% ocorrem por quedas e 8% por lesões esportivas. De modo geral, os pacientes apresentam melhoras parciais com os tratamentos disponíveis, contudo, principalmente nos casos de lesões graves, não há recuperação de sentidos ou movimentos.
Focados em ampliar a resposta do organismo em regenerar o tecido nervoso lesionado e com base em uma série de resultados positivos realizados em animais, pesquisadores realizaram uma pesquisa clínica envolvendo 22 pacientes com lesões medulares traumáticas. O estudo utilizou células-tronco mesenquimais isoladas do cordão umbilical de doadores que aceitaram fazer parte do estudo. Foram injetadas um milhão de células-tronco mesenquimais por quilo do paciente nos locais da lesão.
Os resultados obtidos pelos pesquisadores demonstraram a segurança do método, uma vez que todos os pacientes permaneceram estáveis após a administração das células. Após um ano de avaliações observou-se melhoras em 21 dos 22 pacientes envolvidos no estudo. Foram utilizadas escalas que avaliam aumento na percepção de tato, dor, motilidade e outros aspectos sensoriais. Apesar de terem obtido resultados animadores, os pesquisadores apontam para o fato de que é necessário conhecer melhor a forma como as células atuam na lesão. Com esse conhecimento em mãos, é possível ampliar a resposta obtida e obter resultados ainda melhores.
Fonte: Blog Crio Banco e Blog Ser Lesado
Proxima Anterior Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

Seu Comentário é muito importante para nós.