Infraero apresenta novo sistema de embarque com acessibilidade no RS
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Em testes, Mamuth foi elaborado em parceria
com empresa gaúcha.
Objetivo do sistema é ampliar acessibilidade e conforto nos aeroportos.
Objetivo do sistema é ampliar acessibilidade e conforto nos aeroportos.
Felipe Truda - Do G1 RS, em Gramado
Um sistema que
promete melhorar o conforto e a acessibilidade dos passageiros nos aeroportos
brasileiros foi apresentado pela Infraero nesta sexta-feira (8) no Festival de
Turismo de Gramado (Festuris), evento realizado até domingo (10) na Serra do
Rio Grande do Sul.
Segundo o
presidente da Infraero, Antonio Gustavo do Vale, o Mamuth (módulo remoto para
embarque acessível) e os outros módulos que compõem a estrutura denominada
“elo” devem ser instalados até o final do ano no Aeroporto de Palmas e a partir
de 2014 em outros terminais do país.
“Vamos decidir quais serão os próximos
aeroportos no início de janeiro. Nossas prioridades são o terminal 2 do
Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, Foz do Iguaçu e João Pessoa”, disse
ao G1 Antonio do Vale.
O sistema foi
desenvolvido em parceria entre a Infraero e a empresa Ortobras, com sede no
município de Barão, no interior do Rio Grande do Sul. A empresa venceu a
licitação para instalar o sistema em pelo menos 20 dos 64 aeroportos
brasileiros.
“Já tínhamos esta
preocupação e descobrimos que a Ortobras tinha um projeto de acoplar
equipamentos de aviões no solo. Existe uma solução com uma ideia semelhante em
Bogotá. Fomos conhecer e então desenvolvemos toda a parte técnica, de conforto
e acessibilidade”, acrescentou o presidente da Infraero.
O Mamuth é o
equipamento em que o passageiro embarca no avião e desembarca. A tecnologia é
adequada a aviões da classe C, nos quais a porta de desembarque fica a uma
distância de 2,5 metros a 3,5 metros do solo. Além da escada, há um elevador
para cadeirantes com capacidade de suportar até 225 quilos.
Para chegar ao
equipamento, o passageiro passará por um túnel constituído por módulos,
totalmente climatizado, atravessando o pátio do aeroporto. Se um veículo
precisar passar pela área onde ficam os módulos, eles podem ser movidos para
dar acesso. O elo pode ser feito tanto com o terminal quanto com ônibus.
Além da
acessibilidade, o elo entre o Mamuth e os módulos evita que os passageiros
enfrentem chuva ao se dirigirem às aeronaves em dias de mau tempo, destaca o
presidente da Infraero.
“As pessoas tinham
dificuldades para acessar o avião. E para quem tem alguma dificuldade de
locomoção é um desastre. Muitas vezes as pessoas têm que ir carregadas no colo,
o que causa uma situação desconfortável e muitas vezes perigosa”, exemplificou
Antonio do Vale.
Responsável pela
implantação do sistema, o superintendente de gestão operacional da Infraero,
Marçal Goulart, explicou que projeto foi elaborado com o objetivo de ampliar a
acessibilidade e dar conforto aos passageiros.
“A prioridade
sempre foi o avião, então puxamos o avião para frente, e o conector passa a ser
a prioridade do sistema, com iluminação adequada, ar-condicionado e proteção
para dar segurança”, disse Goulart.
A novidade já está
em fase de instalação no Aeroporto de Palmas, capital do Tocantins. A previsão
é que comece a funcionar entre o final deste mês e o início de dezembro.
Depois, o sistema começará a ser instalado nos principais aeroportos do país,
responsáveis por 88% da movimentação nos aeroportos brasileiros.
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