Instituto de Inclusão e Cidadania de Pernambuco (IICPE) promove a Semana da Mulher Inclusiva

Compartilhe

#PraCegoVer #PraTodosVerem Janaína está num estúdio com fundo branco, vestida com blusa vermelha, shorts jeans e tem cabelos médios soltos. Do lado inferior direito está a intérprete de Libras, Jaqueline Martins, vestida de preto.

O IICPE – Instituto de Inclusão e Cidadania de Pernambuco promove, de 1 a 8 de março, a Semana da Mulher Inclusiva, em comemoração ao Dia da Mulher. O projeto consiste na divulgação de vídeos em que mulheres com deficiência falam sobre o que é ser mulher com um corpo fora dos padrões estéticos estabelecidos pela sociedade.

Para a realização da campanha, foram convidadas oito mulheres com algum tipo de deficiência e associadas ao Instituto. O objetivo da ação é dar voz para que elas falem sobre suas experiências, suas percepções e seus desejos por uma sociedade mais justa e igualitária, além de reafirmar a beleza, a força e a coragem da mulher com deficiência. Nos vídeos, elas se apresentam, dão seus depoimentos e no fim, cada uma declara frases como: não sou incapaz, não sou invisível, posso ser o que quiser, entre outros, uma forma de combater o capacitismo, que é o preconceito contra as pessoas com deficiência, e valorizar as cicatrizes, as diferenças no corpo a fim de ressignificar o conceito de beleza, assim como o seu lugar na sociedade.

Para Geziel Bezerra, presidente do IICPE, “essa ação é de grande importância para mostrar o protagonismo e empoderamento da mulher, principalmente para dar às mulheres com deficiência mais visibilidade, mostrando que o lugar delas é onde ela quiser”.

Sara Queiroz, diretora executiva do IICPE e uma das idealizadoras do projeto, acredita que esta iniciativa surgiu a partir da visão da sociedade de que a mulher é um ser frágil, incapaz de tomar decisões e, ao contrário do que se imagina, a mulher merece respeito, tem o direito de ocupar os espaços e ser protagonista da sua história independentemente de cor, credo ou condição física.

Os vídeos estarão disponíveis na página do IICPE no Instagram, no Facebook e no canal do Youtube, sempre no período da tarde, e serão lançados diariamente. Para encerrar a Semana da Mulher Inclusiva, o IICPE realizará uma live na segunda-feira, Dia da Mulher, às 20h, sobre empoderamento feminino e políticas públicas voltadas às mulheres com deficiência, com a Deputada Estadual Laura Gomes (PSB-PE). Tanto a série de vídeos quanto a live contará com intérprete de Libras (Língua Brasileira de Sinais).

O Instituto de Inclusão e Cidadania de Pernambuco é uma associação sem fins lucrativos criada em 2020 e se dedica à inclusão, acessibilidade e promoção dos direitos de todos os grupos de pessoas com deficiência, com sede em Olinda e atuação em todo estado.

SERVIÇO:

Instituto de Inclusão e Cidadania de Pernambuco

Avenida Governador Carlos de Lima Cavalcanti, nº 1710

Fone: (81) 99510-2930

E-mail: contato@iicpe.org.br

Instagram: https://www.instagram.com/institutoiicpe

Facebook: https://www.facebook.com/institutoiicpe/

Youtube: https://bit.ly/3j3q8Hf

Fonte: Revista Reação

Compartilhe

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu Comentário é muito importante para nós.

Cursos e Eventos

Vídeos no Youtube

Unawheel - Entrega e primeiro passeio

Unawheel - Entrega e primeiro passeio
Unawheel - Entrega e primeiro passeio

Imagem 1

Imagem 1
20 anos na cadeira de rodas

Imagem 2

Imagem 2
Tetra Dirigindo? Como consegui tirar a CNH

Lives da Fê no Insta

Live sobre Pessoas com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?

Live sobre Pessoas com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?
Converso com a Váleria Schmidt @schmidt sobre Pessoa com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?

Live com Roberto Denardo

Live com Roberto Denardo
A pessoa com deficiência na vida pública 06/10/2020

Live com a Ruth Maria

Live com a Ruth Maria
Os desafios e aprendizados da vida na cadeira de rodas.