Dia Mundial do Braile - Entenda a importância da data

Compartilhe


O dia 04 de janeiro é muito significativo para a comunidade de cegos, pois a ONU definiu em 2018 que a data seria marcada para comemorar o Dia Mundial do Braile. O sistema de escrita e leitura é um instrumento essencial na vida de milhares de indivíduos em todo planeta, já que permite que pessoas cegas ou de baixa visão tenham acesso à informação e ao conhecimento.

Em 2006, uma Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência enfatizou que o braile permitia a inclusão social de milhares de indivíduos no mundo. Em 2018, a ONU decidiu dedicar uma data ao sistema comunicativo, como forma de reconhecer a importância do uso dessa linguagem para a plana realização dos direitos humanos e liberdades fundamentais e pretende reconhecer que a promoção dos direitos humanos e liberdades fundamentais no contexto do acesso à linguagem escrita é um pré-requisito essencial para a plena realização dos direitos humanos para cegos e deficientes visuais.

O Braile

O braile é um sistema de escrita tátil criado há cerca de 200 anos na França. Ele chegou ao Brasil com ajuda do professor José Álvares de Azevedo, o Patrono da educação de cegos no Brasil. 

Escrito com seis pontos em relevo e duas colunas, o braile permite registrar letras, números e qualquer outro tipo de símbolo necessário a passagem de informação. É composto por 63 sinais que são gravados em relevos, combinados em duas fileiras verticais com 3 pontos cada uma. 

Os usuários escrevem utilizando um reglete e punção ou em máquinas de escrever em braile. A leitura é realizada da esquerda para a direita.

A Data

O dia 04 de janeiro foi escolhido para comemorar o Dia do Braile, pois é a data de nascimento de Louis Braille, o criador do sistema. Braille ficou cego aos três anos e com o passar dos tempos foi desenvolvendo uma técnica que lhe proporcionou escrever e se comunicar. 

Aos 20 anos, ele tinha conseguido estruturar um alfabeto com variadas combinações de 1 a 6 pontos. Atualmente, o método é utilizado no mundo todo e considerado uma linguagem formal entre a comunidade cega.

Números 

Segundo a Organização Mundial de saúde (OMS), existem no mundo cerca de 36 milhões de cegos e 216 milhões de pessoas com deficiência visual moderada ou grave. No Brasil são mais de 6,5 milhões de pessoas nessas condições. As principais causas para a cegueira são a catarata, retinopatia diabética, degeneração muscular, glaucoma, cegueira infantil. 

O ONU avalia que pessoas com deficiência correm maiores riscos de sofrerem com as desigualdades, problemas de saúde e dificuldades de acesso à educação e trabalho. Por isso, é necessário investir em projetos de integração e inclusão dessa população.

Enem em braile 

O Brasil possui algumas políticas nacionais de inclusão e educação de pessoas com algum tipo de deficiência visual. Em 2015, por exemplo, as provas do Enem passaram a ser aplicadas também em braile. Desde então, 2.065 cegos realizarem o exame e puderam concorrer a uma vaga nas universidades do Brasil. 

Fonte: E+B Educação | Joseane Rosa

Compartilhe

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu Comentário é muito importante para nós.

Cursos e Eventos

Vídeos no Youtube

Unawheel - Entrega e primeiro passeio

Unawheel - Entrega e primeiro passeio
Unawheel - Entrega e primeiro passeio

Imagem 1

Imagem 1
20 anos na cadeira de rodas

Imagem 2

Imagem 2
Tetra Dirigindo? Como consegui tirar a CNH

Lives da Fê no Insta

Live com a Isabela Ribeiro

Live com a Isabela Ribeiro
Converso com a Isabela sobre Autoestima e superação

Live sobre Pessoas com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?

Live sobre Pessoas com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?
Converso com a Váleria Schmidt @schmidt sobre Pessoa com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?

Live com Roberto Denardo

Live com Roberto Denardo
A pessoa com deficiência na vida pública 06/10/2020