Dia Internacional das Pessoas com Deficiência terá programação especial

Compartilhe

Dia Internacional das Pessoas com Deficiência
Com o tema ‘Construindo de novo melhor um mundo pós-Covid-19 acessível, sustentável e que inclua a deficiência’, o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência terá programação especial em 2020.

Prejudicados pela monumental pandemia, os órgãos da Organização das Nações Unidas (ONU) ligados aos assuntos de pessoas com deficiência atrasaram a definição do tema, que neste ano tem como proposta promover a participação plena e igual de pessoas com deficiência e agir pelo seu desenvolvimento e sua inclusão em todos os aspectos da sociedade.

Sendo assim, neste ano, a comemoração será realizada entre os dias 30 de novembro e 4 de dezembro. Simultaneamente acontece a 13ª sessão da Conferência dos Estados Partes à Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência.

Para o especialista em diversidade e inclusão Romeu Kazumi Sassaki, todas as pessoas que estão acompanhando o trabalho da ONU há muitos anos, “o tema de 2020 é um encorajamento para que não abandonemos a construção por pior que seja a atual situação imposta pela pandemia. Daí o termo ‘de novo melhor’, que significa ‘continuar de modo melhor’. O termo ‘pós-Covid-19’ não se refere a ‘depois que a Covid-19 acabar definitivamente’. Ele se refere ao momento atual, real, em que a Covid-19 ainda existe sem previsão de data para acabar”, explica.

Por isso, Sassaki convoca todos para continuar construindo, desta vez melhor, o sonhado mundo acessível, sustentável e que inclua todas as pessoas com deficiência. 

Pessoa com deficiência 

Comemorado no dia 3 de dezembro, o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência foi instituído pela ONU em 1992, para celebrar o fim do ciclo iniciado em 1983, ano em que foi adotado pela Assembléia Geral da ONU o Programa Mundial de Ação a respeito das pessoas com deficiência. 

Mais que celebrar as conquistas das pessoas com deficiência e pensar em novas formas para intensificar os processos de inclusão e acessibilidade dessa parcela da população na sociedade, o evento pretende empoderar essas pessoas de maneira que elas possam influenciar os programas e políticas que afetam suas vidas em seus países.

Fonte: Portal Acesse

Compartilhe

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu Comentário é muito importante para nós.

Cursos e Eventos

Vídeos no Youtube

Unawheel - Entrega e primeiro passeio

Unawheel - Entrega e primeiro passeio
Unawheel - Entrega e primeiro passeio

Imagem 1

Imagem 1
20 anos na cadeira de rodas

Imagem 2

Imagem 2
Tetra Dirigindo? Como consegui tirar a CNH

Lives da Fê no Insta

Live com a Isabela Ribeiro

Live com a Isabela Ribeiro
Converso com a Isabela sobre Autoestima e superação

Live sobre Pessoas com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?

Live sobre Pessoas com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?
Converso com a Váleria Schmidt @schmidt sobre Pessoa com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?

Live com Roberto Denardo

Live com Roberto Denardo
A pessoa com deficiência na vida pública 06/10/2020