Android e iOS acessíveis. Saiba como utilizar os leitores de tela nos smartphones.

Compartilhe

Descrição para cego: Homem cego segurando o celular


O TalkBack é um nome que alguns usuários conhecem, principalmente pelo fato dele vir como um aplicativo pré-instalado em diversos celulares Android. Trata-se de um software que faz leitura de tela voltado para acessibilidade, ou seja, dedicado a pessoas que portam necessidades especiais.

O que acontece também é que o TalkBack quase sempre é ativado por engano, ou então excluído do sistema desnecessariamente. Neste artigo nós iremos esclarecer o que é, para o que serve e como usar o TalkBack.

O que é o TalkBack

O que o TalkBack faz, quando ativado, é a leitura de todas as informações que aparecem na tela do celular, como opções e diálogos do sistema, atalhos e notificações de aplicativos.

Ele funciona quase como um assistente pessoal e serve para quem tem perda de visão total ou parcial. Além de fazer o feedback falado, o TalkBack também diz quais são as opções disponíveis para o usuário fazer alguma ação. Se você digitar um número de telefone, por exemplo, a ferramenta irá orientá-lo a tocar no ícone de discagem para completar a ligação.

Em celulares Android o TalkBack vem pré-instalado de fábrica, mas também pode ser baixado no Google Play com o nome de Android Accessibility Suite, que adiciona outras funções de acessibilidade ao sistema.

Pelo fato do TalkBack reproduzir o som descritivo com frequência para o usuário, você precisa mantê-lo atualizado para que seu dicionário esteja sempre em dia. Isso irá otimizar a pronúncia do assistente para diferentes tipos de informações.

Como usar o TalkBack

Se você estiver usando um celular Android, basta entrar nas configurações do sistema e encontrar o menu “Acessibilidade”. Dentro dessa opção, selecione “TalkBack” e “Usar serviço”.

Um tutorial irá aparecer na tela, com algumas orientações sobre como usar os recursos do TalkBack. O sistema também terá sua interface modificada para que o usuário não toque em funções que possam prejudicar sua experiência.

Os principais comandos do TalkBack são os seguintes: um toque na tela para selecionar, dois toques para confirmar e dois dedos para rolar a tela (menu do sistema, chats ou páginas de internet).

Como usar o VoiceOver no iPhone

O VoiceOver é a alternativa ao TalkBack, mas para o iOS. Para ativá-lo, você precisa ir aos ajustes do sistema e selecionar “Acessibilidade”. Depois, basta clicar em “VoiceOver” e ativar essa opção.

A navegação do VoiceOver é um pouco diferente do TalkBack, mas um tutorial sobre suas principais ações e sugestões de uso também é exibido e falado, quando a função é ativada pela primeira vez.

Diferente do TalkBack, o VoiceOver só pode ser atualizado quando o iOS em si é levado para uma nova versão. Portanto, lembre-se de manter seu iPhone ou iPad sempre atualizado para a última versão do sistema que a Apple liberar.

Você já usou alguma função do menu de acessibilidade no seu celular? Conhecia o TalkBack?

Fonte: Canal Tech

Compartilhe

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu Comentário é muito importante para nós.

Cursos e Eventos

Vídeos no Youtube

Unawheel - Entrega e primeiro passeio

Unawheel - Entrega e primeiro passeio
Unawheel - Entrega e primeiro passeio

Imagem 1

Imagem 1
20 anos na cadeira de rodas

Imagem 2

Imagem 2
Tetra Dirigindo? Como consegui tirar a CNH

Lives da Fê no Insta

Live com a Isabela Ribeiro

Live com a Isabela Ribeiro
Converso com a Isabela sobre Autoestima e superação

Live sobre Pessoas com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?

Live sobre Pessoas com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?
Converso com a Váleria Schmidt @schmidt sobre Pessoa com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?

Live com Roberto Denardo

Live com Roberto Denardo
A pessoa com deficiência na vida pública 06/10/2020