Livros Superação de tetraplegia é tema do “romance de vidas” O Enigma de Daniela

Compartilhe


A tragédia vivida pela médica Daniela Bortman, que foi vítima de um criminoso acidente de carro e ficou tetraplégica aos 23 anos, inspirou e forneceu material para a filósofa e psicanalista Lelita Oliveira Benoit escrever O Enigma de Daniela.  A partir de fragmentos de dor e de sofrimento, a escritora constrói um “romance de vidas”, que entrelaça lendas, diálogos internalizados, poemas, psicanálise, medicina, religião e toda sorte de saberes, incluindo o misticismo. Chegará às livrarias físicas e virtuais pela editora Iluminuras.

Exemplificando a narrativa da escritora, toma-se aqui reflexões de Daniela sobre como lidar com um corpo que não responde às ordens do seu cérebro: “Aprendi que é o psiquismo que comanda as sensações todas, sexuais ou outras. O prazer reside no psiquismo. Que estranho inquilino! Estranhamentos do psiquismo, sustentado pelas atividades de nosso cérebro. O órgão carnal talvez seja o apoio de onde partem os prazeres sentidos, como pássaros que se apoiam em galhos de floridas árvores antes de levantar voo, na estação da primavera!” (trecho da Linha 11 – “Sensualidades”).

Entre outras experiências vividas por Daniela, citamos o seu desconforto durante viagem com amigas, que não perceberam as suas dificuldades de adaptação ao novo corpo. Narrado pela escritora, apresenta-se deste modo: “O não-revelado por inteiro a si mesmo, o não conseguir se colocar na situação do Outro, é o que chamo de resistência obscura, que emerge na história de Daniela e de outros, seus parceiros em dor e sofrimento. Assim se iluminaria a cena da despedida de solteira com as luzes de significados simples e autênticos, que apenas reforcem laços humanos.” (trecho da Linha 19 – “Despedida de solteira”).

Em 2006, a jovem frequentava o terceiro ano de medicina no interior de São Paulo. No dia do acidente, ela foi transferida, com urgência, por helicóptero, para a cidade de São Paulo. Após meses de reabilitação em hospitais de São Paulo e de Brasília, com sessões diárias de fisioterapia e grande dificuldade de readaptação, foi incentivada pelo pai, médico neurocirurgião, a retomar os estudos de medicina.

Hoje, aos 36 anos, Daniela é pós-graduada em Medicina do trabalho e atua em multinacional de biotecnologia. Motivo de inspiração para colegas e amigos, ela segue na luta pela inclusão social de pessoas em situação similar a dela, de sofrimento e dor diários.

O romance O Enigma de Daniela, publicado pela editora Iluminuras, será lançado em noite de autógrafos, no dia 9 de maio, no Centro Cultural da Marinha – Av. 9 de Julho, 4597, a partir das 18h30 até as 22h30, com a presença da escritora, Lelita Oliveira Benoit e de Daniela Bortman. A obra pode ser adquirida em livrarias e pela internet, na loja da editora http://www.iluminuras.com.br,  na Amazon ou por qualquer outra loja virtual.

Ficha Técnica

Título: O Enigma de Daniela
Autor: Lelita Oliveira Benoit
Editora: Iluminuras
Edição: 1ª
Idioma: Português
Especificações:
Páginas: 256
Formato: 15,5 cm x 22,5 cm 
Acabamento: Brochura
Assunto: Romance brasileiro
ISBN: 978-85-7321-603-5
Preço de capa: R$ 59,00




Fonte: Ser Lesado

Compartilhe

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu Comentário é muito importante para nós.

Cursos e Eventos

Vídeos no Youtube

Unawheel - Entrega e primeiro passeio

Unawheel - Entrega e primeiro passeio
Unawheel - Entrega e primeiro passeio

Imagem 1

Imagem 1
20 anos na cadeira de rodas

Imagem 2

Imagem 2
Tetra Dirigindo? Como consegui tirar a CNH

Lives da Fê no Insta

Live com a Isabela Ribeiro

Live com a Isabela Ribeiro
Converso com a Isabela sobre Autoestima e superação

Live sobre Pessoas com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?

Live sobre Pessoas com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?
Converso com a Váleria Schmidt @schmidt sobre Pessoa com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?

Live com Roberto Denardo

Live com Roberto Denardo
A pessoa com deficiência na vida pública 06/10/2020