Dia dos Surdos

Compartilhe

    Este domingo, 26, é o Dia Nacional do Surdo. Para marcar a data e mostrar que Rio Grande tem espaço para as pessoas surdas estudarem, alunos surdos da Escola Estadual de Ensino Fundamental Barão de Cerro Largo e da Escola Municipal de Ensino Fundamental Helena Small, em ação conjunta, fizeram panfletagem no calçadão do centro do Rio Grande, na manhã de ontem. Também expuseram faixas informativas do evento. Nos panfletos, repassaram informações sobre a Língua Brasileira de Sinais (Libras), que é a língua natural dos surdos.
    Conforme Daina Soares, professora de surdos da Barão de Cêrro Largo e assessora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, a expectativa deles é de que as pessoas entendam a língua que utilizam. A Barão de Cêrro Largo oferece ensino para surdos de 1ª a 4ª série, e a Helena Small, de 5ª a 8ª série. Ambas são escolas regulares com turmas específicas para estes estudantes.
    A diretora da Barão de Cerro Largo, Alzira Paiva de Freitas, observa que até a 8ª série, considerando as duas escolas, há turmas específicas para surdos. Depois, eles podem frequentar o Ensino Médio em turmas de inclusão, que têm intérpretes. Em Rio Grande há em torno de 40 surdos em sala de aula, somando-se os que estudam em turmas de inclusão do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRS) Campus Rio Grande, da escola estadual Bibiano de Almeida e do Instituto de Educação Juvenal Miller.
    Daina Soares relata que também há 11 surdos estudantes universitários, que estão terminando o curso de Letras/Libras no polo de Santa Maria da Universidade Federal de Santa Catarina. A atividade realizada ontem buscou fazer com que as pessoas entendam que o surdo é capaz, como qualquer outra pessoa, de atuar em diferentes espaços, desde que as diferenças sejam respeitadas. E chamar a atenção, principalmente, para o fato de que eles podem estudar.

Por Carmem Ziebell


"PARABÉNS A TODOS OS SURDOS."

Compartilhe

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu Comentário é muito importante para nós.

Cursos e Eventos

Vídeos no Youtube

Unawheel - Entrega e primeiro passeio

Unawheel - Entrega e primeiro passeio
Unawheel - Entrega e primeiro passeio

Imagem 1

Imagem 1
20 anos na cadeira de rodas

Imagem 2

Imagem 2
Tetra Dirigindo? Como consegui tirar a CNH

Lives da Fê no Insta

Live com a Isabela Ribeiro

Live com a Isabela Ribeiro
Converso com a Isabela sobre Autoestima e superação

Live sobre Pessoas com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?

Live sobre Pessoas com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?
Converso com a Váleria Schmidt @schmidt sobre Pessoa com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?

Live com Roberto Denardo

Live com Roberto Denardo
A pessoa com deficiência na vida pública 06/10/2020