Carnaval para todos: saiba onde curtir a folia com acessibilidade

Compartilhe


O Carnaval mobiliza, todos os anos, milhões de pessoas em blocos de rua, clubes e desfiles das escolas de samba. Mas será que a maior festa popular do país é acessível a todos os brasileiros? 

Nas principais cidades onde a folia acontece, muito além de pensar em qual fantasia usar, pessoas com deficiência precisam levar em conta a acessibilidade nas ruas e nos locais da festa. 

Neste Carnaval, cidades como Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Salvador (BA) e Recife (PE), entre outras, vão oferecer muitas oportunidades para pessoas com deficiência aproveitarem a folia.

Em São Paulo, destaque para os blocos de Carnaval de rua e para a 7ª Edição do ‘Samba com as mãos’, ação que envolveu a tradução dos sambas-enredo das escolas de samba em Libras. Os desfiles das escolas de samba no Anhembi também terão intérpretes. 

No Rio de Janeiro, a prefeitura está distribuindo 300 ingressos, gratuitamente, para pessoas com deficiência acompanharem o desfile das escolas de samba no sambódromo. Os convites valem para os dias de apresentação do Grupo Especial, Série Ouro e para o Sábado das Campeãs.

Vale ressaltar que a cidade tem a escola de samba ‘Embaixadores da alegria‘, primeira agremiação inclusiva do carnaval carioca, fundada em 2003. Neste ano, a escola traz o enredo Sete de Moacir Luz. Ela abrirá o desfile das campeãs, no sábado (25/2).

Vários blocos também vão garantir acessibilidade no carnaval do Rio, entre eles: ‘Tá pirando, Pirado, pirou!’; ‘Loucura’; e ‘Senta que eu te empurro’. Os blocos ‘Sargento Pimenta’,  ‘Bangalafumenga’ e ‘Oficina da alegria’ terão intérpretes de Libras em seu trio. Além disso, no carnaval carioca serão instalados mais de 3 mil banheiros químicos com acessibilidade ao longo do trajeto dos blocos de rua.

“Quando se trata de acessibilidade para pessoas com deficiência, o Carnaval ainda deixa a desejar, mas já vemos avanços. A enorme quantidade de blocos existentes hoje no Brasil, que reúnem pessoas com e sem deficiência, ajuda a dar visibilidade a essa população e ainda lança luz ao tema Inclusão, de forma leve e descontraída. Vale destacar que nos Sambódromos do Rio e de São Paulo já é realidade a presença de pessoas com deficiência física e visual trabalhando, inclusive como juradas, desde 2012. Isso ajuda a quebrar preconceitos e ainda abre espaço para a cobrança de políticas públicas direcionadas a esse público”, ressalta o defensor público federal André Naves, especialista em Direitos Humanos e Sociais.

Ele lembra que o tema acessibilidade e inclusão já foi destaque também de escolas de samba e blocos de outras regiões do país, como em Manaus.

“O Grêmio Recreativo Unidos do Alvorada já trouxe o samba-enredo ‘Oi, eu estou aqui! Alvorada com um cromossomo a mais mostra que ser diferente é normal’, homenageando pessoas com síndrome de Down e mostrando a importância da inclusão de pessoas com deficiência”, destacou o defensor público. 

Carnaval para todos

Em Belo Horizonte, quatro blocos prometem animar foliões com deficiência. Três desfilam no próximo sábado: ‘Apaetucada’, ‘US’ e ‘Gato’. Já o bloco ‘Todo’ desfila no domingo.

Incentivar a inclusão no carnaval também é uma das tarefas da prefeitura de Recife. Assim como em Olinda, a capital pernambucana vai oferecer o camarote da acessibilidade para o desfile do ‘Galo da Madrugada’. Para a folia deste ano, as inscrições para o camarote inclusivo, que tem capacidade para 300 pessoas, já estão acontecendo.

Em Salvador também haverá camarotes acessíveis disponíveis às pessoas com deficiência. Nos espaços, os foliões poderão se divertir à vontade, com conforto e segurança, em uma estrutura que vai proporcionar inclusão e bem-estar. As inscrições são gratuitas. 

Em São Luís, no Maranhão, dois dos maiores circuitos de Carnaval da cidade recebem, desde 2015, recursos para promover acessibilidade para pessoas com deficiência participarem da folia. O projeto ‘Carnaval de Todos’ incentiva a presença de pessoas com deficiência, oferecendo banheiros adaptados, rampas para deslocamento e intérprete de Libras.

Fonte: Portal Acesse

Compartilhe

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu Comentário é muito importante para nós.

Cursos e Eventos

Vídeos no Youtube

Unawheel - Entrega e primeiro passeio

Unawheel - Entrega e primeiro passeio
Unawheel - Entrega e primeiro passeio

Imagem 1

Imagem 1
20 anos na cadeira de rodas

Imagem 2

Imagem 2
Tetra Dirigindo? Como consegui tirar a CNH

Lives da Fê no Insta

Live com a Isabela Ribeiro

Live com a Isabela Ribeiro
Converso com a Isabela sobre Autoestima e superação

Live sobre Pessoas com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?

Live sobre Pessoas com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?
Converso com a Váleria Schmidt @schmidt sobre Pessoa com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?

Live com Roberto Denardo

Live com Roberto Denardo
A pessoa com deficiência na vida pública 06/10/2020