Reunião do CONFAZ é hoje. Serà que o teto do ICMS sobe para 140 mil?

Compartilhe

Imagem com Descrição: #PraCegoVer A foto mostra a vaga destinado à pessoa com deficiência

O CONFAZ, Conselho Nacional de Política Fazendária, tem promovido nesse mês de outubro algumas reuniões para a discussão de diversos temas que envolvem tributos estaduais, já que é o órgão competente para tal. Em primeiro lugar, vale destacarmos que os temas que são debatidos não são divulgados publicamente. No entanto, ficamos com forte estimativa da pauta do ICMS entrar nesses eventos.

A última reunião do CONFAZ se deu na quarta (6), sendo que a próxima ficaria para hoje, sexta (8). Porém, conforme consta em seu calendário e divulgado pelo nosso parceiro Alessandro Fernandes em seu canal Blog do Cadeirante, houve remarcação desse segundo encontro para o dia 20 de outubro. Ademais, convém citar que os Grupos de Trabalho (GTs) envolvidos serão o 45 e o 26 que versam, respectivamente, sobre veículos e benefícios fiscais.

Portanto, o aumento de teto para o ICMS que pode ser para R$ 140 mil, se igualando ao IPI, que foi levemente discutido em 1º de outubro, foi repassado aos grupos para a discussão e quem sabe uma definição acerca do tema. A reunião de hoje (20 de outubro), dessa vez de caráter extraordinário, pode ser decisivo para as pessoas com deficiência (PcD).

Reunião do dia 06/10/2021

Em complemento à adição de aumento do grupo de patologias e condições elegíveis à isenção de ICMS, o Confaz publica os ajustes SINIEF e prorroga alguns Convênios ICMS aprovados na 182ª Reunião Ordinária.

Nesta publicação, no entanto, o Confaz tratou do tema de isenção em carro zero-quilômetro para pessoas com deficiência (PcD).

Além da alteração mencionada anteriormente, a publicação do órgão informa a prorrogação do atual convênio ICMS 38/12, este que estabelece isenção de ICMS para PcD. Portanto, o Convênio 38/12 fica prorrogado até 30 de abril de 2024.

E por fim, o teto de R$ 70 mil também fica mantido por ora. Entretanto, ainda consta uma nova reunião do GT45 dia 15 de outubro – esta, trata de isenção em veículos; e outra do Confaz dia 20 de outubro. Isso não é garantia de aumento, mas fica expectativa. Maiores informações serão apuradas nesses respectivos dias.

Fonte: Mundo do Automóvel 

Compartilhe

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu Comentário é muito importante para nós.

Cursos e Eventos

Vídeos no Youtube

Unawheel - Entrega e primeiro passeio

Unawheel - Entrega e primeiro passeio
Unawheel - Entrega e primeiro passeio

Imagem 1

Imagem 1
20 anos na cadeira de rodas

Imagem 2

Imagem 2
Tetra Dirigindo? Como consegui tirar a CNH

Lives da Fê no Insta

Live com a Isabela Ribeiro

Live com a Isabela Ribeiro
Converso com a Isabela sobre Autoestima e superação

Live sobre Pessoas com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?

Live sobre Pessoas com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?
Converso com a Váleria Schmidt @schmidt sobre Pessoa com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?

Live com Roberto Denardo

Live com Roberto Denardo
A pessoa com deficiência na vida pública 06/10/2020