Spotify com Acessibilidade

Compartilhe

 Saiba tudo sobre os novos recursos de acessibilidade oferecidos pela maior plataforma de streaming de músicas e podcasts

Descrição da Imagem #PraCegoVer: A imagem mostra 3 telas diferentes do app spotify

Pensando na experiência inclusiva do usuário, o Spotify divulgou dia 18 de maio que a partir das próximas semanas estarão disponíveis 3 recursos de acessibilidade para a versão do aplicativo móvel com iOS e Android. 

Em 2019 a empresa realizou um evento para comemorar o Dia da Conscientização sobre Acessibilidade Global, e desde então reuniu seu time e pessoas com deficiência para reavaliar a estrutura da plataforma.

Neste mês, a Equipe Spotify Encore publicou quais foram as modificações de cores na interface.

A cor oficial do Spotify é verde, mas em questão de acessibilidade o tom do verde não funcionava com o contraste. Por isso, foram necessários diversos testes para chegar ao verde mais escuro e ao fundo cinza escuro, que facilita o contraste e a acessibilidade para leitura de textos brancos ou ícones na parte superior, por exemplo. 

Spotify Cores

As atualizações foram desenvolvidas com foco nas pessoas com deficiência visual e baixa visão, mas as alterações podem ser favoráveis para todos os usuários – uma vez que o contraste baixo em locais com baixa iluminação ou reflexos, prejudicam a visão de qualquer pessoa.

Confira a seguir os 3 recursos que serão disponibilizados.

1 – Botões mais legíveis

Os botões receberam novos formatos de textos, tamanhos e cores. 

A plataforma apresentava os botões com letras maiúsculas, o que dificultava a leitura quando o usuário aumentava o tamanho da fonte ou alterava para outro idioma. Com a padronização de letras minúsculas, somente a primeira maiúscula, os usuários conseguirão acessar com mais legibilidade o texto.

2 - Textos com tamanhos ajustáveis 

Para melhorar a navegação geral no aplicativo, o Spotify já possui o modo “tipo dinâmico”, que permite mudanças do tamanho do texto em todo o sistema. Com as alterações, o streaming permite que usuários também aumentem ou diminuam nas configurações de acessibilidade do próprio smartphone.

Só vale lembrar que, quando ajustado no mínimo ou no máximo, ainda assim o usuário pode encontrar dificuldades na leitura do botão.

3 – Transcrições de podcast

É isso mesmo! Serão disponibilizadas transcrições geradas automaticamente de podcasts originais e exclusivos do Spotify (iOS e Android), na versão beta limitada, ou seja, alguns usuários poderão testar o formato até que ele seja lançado oficialmente.

Esse recurso é um dos mais esperados pelos usuários, principalmente, por pessoas com deficiência auditiva que querem ter acesso ao conteúdo de áudio. Eles poderão acessar o texto transcrito com ou sem o áudio, além de clicar e iniciar em qualquer parte do áudio.

Em nota oficial, o Spotify afirma que esses são os primeiros passos para tornar a plataforma mais inclusiva e que pretende tornar todos os conteúdos acessíveis.

Fonte: Guia de Rodas

Compartilhe

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu Comentário é muito importante para nós.

Cursos e Eventos

Vídeos no Youtube

Unawheel - Entrega e primeiro passeio

Unawheel - Entrega e primeiro passeio
Unawheel - Entrega e primeiro passeio

Imagem 1

Imagem 1
20 anos na cadeira de rodas

Imagem 2

Imagem 2
Tetra Dirigindo? Como consegui tirar a CNH

Lives da Fê no Insta

Live sobre Pessoas com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?

Live sobre Pessoas com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?
Converso com a Váleria Schmidt @schmidt sobre Pessoa com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?

Live com Roberto Denardo

Live com Roberto Denardo
A pessoa com deficiência na vida pública 06/10/2020

Live com a Ruth Maria

Live com a Ruth Maria
Os desafios e aprendizados da vida na cadeira de rodas.