Por dentro dos carros para PCD

Compartilhe

 

Imagem: Pixabay

Saiba tudo o que você precisa saber sobre os carros para PCD no artigo de hoje

Nos últimos anos a venda de carros para PCD cresceram e com isso mais pessoas com deficiência descobriram o direito de poder adquirir um automóvel que se encaixasse nas mais diversas necessidades. Desse modo, facilitou a locomoção e também colaborou para que o bolso não sofresse tanto, já que diversas isenções fiscais estão presentes na compra de tal carro.

Mas muitas questões e curiosidades circulam ao redor da compra de carros para PCD. Por isso, hoje viemos resolver diferentes dúvidas relacionadas ao tema. Então não deixe de acompanhar esse artigo com a gente!

O que significa PCD

A sigla PCD significa “Pessoa com Deficiência”. Ou seja, ela costuma ser utilizada para identificar pessoas que possuem algum tipo de perda ou desvio do padrão que limite funções físicas, sensoriais ou intelectuais, seja para quem já nasceu com a deficiência ou quem a adquiriu ao longo da vida.     E exitem casos em que o indivíduo possui mais de um tipo de perda, fica conhecido como deficiências múltiplas.

Qual é a diferença dos carros para PCD

A diferença irá depender de qual tipo de deficiência a pessoa apresentar, e a partir disso o carro poderá ser moldado de acordo com cada necessidade. Então se um indivíduo com a perna amputada decidir adquirir um carro para PCD, ele verá o que é melhor para ele, como a mudança do acelerador para facilitar a movimentação do automóvel.

Várias mudanças podem ser feitas, sendo elas realizadas ao longo da fabricação do carro. Também ocorre de algumas alterações sejam realizadas após a compra, e isso acontece em situações que a pessoa precisa de algo muito específico de acordo com a deficiência dela, mas há diferentes empresas que de dedicam a esse trabalho.

Descontos e isenções

Uma grande conquista para as pessoas com deficiência foi a partir da promulgação da lei nº 8.989/95, a qual possibilitou que os carros para PCD ficassem isentos de impostos.

Dessa forma, um carro pode ser comprado com até 30% de desconto, além de já poder vir com as alterações necessárias para o tipo de deficiência do consumidor, como foi dito anteriormente.

Como garantir esse direito

Para garantir tal condição é necessário ficar atento ao fato de que há duas modalidades para adquirir um carro PCD: a de condutor e a de não condutor. Na primeira, a pessoa deve solicitar ela mesma ou pedir a um despachante um pedido de compra que tenha a isenção de impostos. Tal requisição deve ser encaminhada para a concessionária escolhida pelo consumidor. É preciso também que seja apresentado o laudo médico e a CNH especial.

Já o segundo caso, de não condutor, inclui as deficiências em que o indivíduo está incapacitado de dirigir, mas mesmo assim podem solicitar as isenções por conta ou com o apoio de um tutor/responsável.

Novas regras para o desconto

A partir da aprovação do Projeto de Lei 529/2020 da Assembleia Legislativa de São Paulo, algumas mudanças foram realizadas com relação às isenções fiscais ao comprar um carro para PCD. Com isso, aumentaram a dificuldade na hora de realizar a compra desse automóvel, ou seja, apenas consumidores com deficiências mais graves podem fazer a solicitação para obtenção do carro.

Outro ponto é que anteriormente havia a isenção do IPVA, o qual agora passa a ser algo a ser cobrado das pessoas com deficiência no estado de São Paulo.

Os melhores carros para PCD

Muitos não conhecem que possuem direito a obter um carro para PCD, mas quando passam a descobrir tal direito, diferentes dúvidas podem surgir, sendo uma delas qual automóvel é a melhor opção.

De tal modo, o carro que têm as maiores vantagens é o Honda Fit, e um dos seus grandes benefícios é o de ser o mais em conta quando se trata de carros para pessoas com deficiência.

-

Descobriu as informações mais importantes sobre os carros para PCD no artigo de hoje? Conhece mais pessoas que também tem interesse no que você leu aqui? Então não esqueça de compartilhar esse artigo com o máximo de pessoas que puder.

Fonte: Hugo Seraphim

Compartilhe

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu Comentário é muito importante para nós.

Cursos e Eventos

Vídeos no Youtube

Unawheel - Entrega e primeiro passeio

Unawheel - Entrega e primeiro passeio
Unawheel - Entrega e primeiro passeio

Imagem 1

Imagem 1
20 anos na cadeira de rodas

Imagem 2

Imagem 2
Tetra Dirigindo? Como consegui tirar a CNH

Lives da Fê no Insta

Live com a Isabela Ribeiro

Live com a Isabela Ribeiro
Converso com a Isabela sobre Autoestima e superação

Live sobre Pessoas com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?

Live sobre Pessoas com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?
Converso com a Váleria Schmidt @schmidt sobre Pessoa com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?

Live com Roberto Denardo

Live com Roberto Denardo
A pessoa com deficiência na vida pública 06/10/2020