Significado dos Símbolos de Acessibilidade para Pessoas com Deficiência Auditiva

Compartilhe

Símbolos de Acessibilidade para Deficientes Auditivos


Você já parou para pensar na quantidade de símbolos referentes à deficiência auditiva? E o que cada um deles deve significar dentro desse universo? Às vezes, parece até outra língua! Mas, apesar da surdez parecer uma coisa homogênea aos olhos de muitos, a gente sabe que o assunto é bem abrangente e conhecer o significado dos símbolos pode facilitar ainda mais a compreensão do universo da surdez e as nossas vidas. 

Símbolo Internacional da Surdez e Perda Auditiva

Esse símbolo normalmente é visto em locais que oferecem acessibilidade, algum tipo de ajuda ou acesso especial para deficientes auditivos. Também pode ser usado para identificar uma pessoa com deficiência auditiva.

No Brasil, motoristas com deficiência auditiva podem usar um adesivo com esse símbolo no para-brisas do carro. O adesivo não é obrigatório, mas podem ajudar na interação com outros motoristas e autoridades. Este adesivo não significa que você pode parar em vagas para deficientes físicos.

Símbolo Telebobina (aro magnético)

Símbolo utilizado para indicar que o local possui um sistema de aro magnético instalado. Dessa forma, basta colocar o seu aparelho no modo “T” (telecoil) e o sistema de som do ambiente será transmitido diretamente para o seu aparelho auditivo ou implante coclear.

Locais com esse sistema são praticamente inexistentes no Brasil, mas em outros países é possível encontrá-lo em cinemas, teatros, igrejas, museus, trens, táxis e caixas de lojas.

Símbolo de Sistemas de Audição Assistida

Indica que no local há alguma forma de tecnologia que fornece acessibilidade para deficientes auditivos, seja na forma de sistema FM, telebobina ou alguma outra opção que transmita o som diretamente para o aparelho do usuário. Por exemplo: museus que oferecem audioguias para ouvintes, também podem oferecer aparelhos portáteis especialmente para quem usa aparelho auditivo ou implante coclear. Este símbolo também pode vir acompanhado com o “T” do telecoil.


Símbolo de Língua de Sinais

Indica que o evento, palestra, filme ou visita guiada conta com intérprete de Língua de Sinais.

No Brasil, também é comum encontrar este símbolo em alguns sites que oferecem um tradutor de português para Libras.





Closed Caption (legendas ocultas)

Esse símbolo indica que a programação televisiva ou um vídeo possui legendas ocultas que podem ser ativadas. Esse símbolo pode ser visto em programas de TV, caixas de DVDs ou em vídeos na internet.

No Brasil, todo aparelho de TV à venda deve possuir um receptor de legendas ocultas e todos os canais abertos são obrigados a transmitir legendas em sua programação. Ainda não há legislação para vídeos na internet.

Opened Caption (legendas visíveis)

As legendas visíveis são aquelas legendas que já vêm no vídeo e não podem ser desativadas. São as legendas que costumamos ver em filmes estrangeiros transmitidos em cinemas e canais de televisão.

Também é possível encontrar esse tipo de legenda em filmes nacionais com sessões voltadas para deficientes auditivos, propaganda política ou vídeos mudos feitos para serem assistidos em ambientes públicos (como em ônibus, metrô e elevador). O símbolo em si, é raro de se ver.

Telefone para Surdos (TTY/TDD)

Indica que o local possui um telefone para surdos ou que o serviço (um banco, por exemplo) possui um número que telefone que pode ser contactado utilizando um telefone para surdos.

No Brasil existem orelhões com este aparelho, normalmente localizados em locais cobertos, como shoppings.



Telefone com controle de volume




Indica que aparelho de telefone possui um controle de volume amplificado que pode ser usado por pessoas que possuem perda auditiva leve ou moderada.





Proteção de Ouvido Obrigatória

Esse não é um símbolo de acessibilidade, mas está totalmente relacionado com a saúde auditiva. Ele é normalmente utilizado em fábricas e canteiros de obras para indicar que o barulho ambiente é alto demais e pode provocar perda auditiva. Mesmo se você já possuir perda auditiva, é indicado que você utilize protetores de ouvidos nesses locais pois, apesar de não ouvir, o som ainda assim pode afetar seu ouvido.



Símbolo Acessível em Libras

Com o foco na acessibilidade linguística por meio da Libras, o símbolo é utilizado para identificar o conteúdo originalmente produzido na língua ou com tradução/interpretação para Libras, a partir da Língua Portuguesa, por exemplo. No caso de tradução/interpretação, o conteúdo pode refletir transposição do Português para a Libras e vice-versa.


O símbolo, ao indicar um discurso em Libras, pode representar a presença de um interlocutor surdo, um ouvinte com fluência na língua ou um tradutor e intérprete de Libras.

A imagem do símbolo foi inspirada no próprio sinal da Libras – item linguístico utilizado para nomeá-la.O símbolo Acessível em Libras se diferencia do símbolo que identifica a surdez e a deficiência auditiva, pois remete à presença de conteúdo em Libras.

Compartilhe

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu Comentário é muito importante para nós.

Cursos e Eventos

Vídeos no Youtube

Unawheel - Entrega e primeiro passeio

Unawheel - Entrega e primeiro passeio
Unawheel - Entrega e primeiro passeio

Imagem 1

Imagem 1
20 anos na cadeira de rodas

Imagem 2

Imagem 2
Tetra Dirigindo? Como consegui tirar a CNH

Lives da Fê no Insta

Live com a Ruth Maria

Live com a Ruth Maria
Os desafios e aprendizados da vida na cadeira de rodas.

Live sobre O olhar para a sexualidade.

Live sobre O olhar para a sexualidade.
Converso com a Andréia Ribeiro @realizemudancas sobre O olhar para a sexualidade.

Live com Marcos Zufelato

Live com Marcos Zufelato
Família sobre Rodas com Marcos Zufelato 12/08/2020