Livro: Rodas para Voar

Compartilhe

Isabela Fialho apresenta Rodas Para Voar 


Desmistificar preconceitos e servir de inspiração para as pessoas. Esse é o objetivo de Isabela Fialho, 22 anos, com o livro autobiográfico Rodas para Voar. A estreia no mercado literário da brasiliense acontece em dezembro de 2019, na cafeteria da loja Dane-se (210 Sul). O texto mostra as dificuldades vividas por cadeirantes em todo o Brasil, mas conclui com esperança: é possível continuar a sonhar e a realizar.

Isabela levava uma vida comum, semelhante à de muitas jovens brasilienses. Aos 19, namorava e tinha iniciado o curso de Comunicação Social na Universidade de Brasília (UnB). Tudo mudou ao fazer uma cirurgia estética, de redução de mamas. O anestesista errou a aplicação da medicação e atingiu um nervo. A falha provocou dores agudas e constantes. Na tentativa de aliviar o sofrimento, buscou tratamento. Novamente, outro profissional passou um cateter de modo equivocado, causando uma lesão medular parcial e privando a estudante dos movimentos das pernas.

MAIS SOBRE O ASSUNTO

Nada disso, contudo, freou Isabela. Depois de cinco meses de internação, ela voltou à faculdade. Como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), usou a própria história para libertar pessoas com deficiência do julgo de incapaz. “A única coisa que nos incapacita é o preconceito”, afirma a autora. Rodas para Voar levou nota máxima na avaliação da banca julgadora da UnB.

DIVULGAÇÃO

Para aprofundar a pesquisa, Isabela entrevistou outros quatro cadeirantes, de diferentes idades e situações financeira. “São relatos de pessoas que fazem as mesmas coisas que a população em geral. Trabalham, estudam, namoram, se divertem e, por isso, estão constantemente superando desafios”, explica a autora.

No livro de Isabela, há também um capítulo dedicado a educar as pessoas com deficiência física sobre seus direitos, expor a falta de inclusão e representatividade em todos os setores sociais. “Na minha visão, as rodas não nos param. Pelo contrário, elas são como asas que nos impulsionam”, conclui.


Capa/Reprodução
Rodas para Voar, de Isabela Fialho. Publicação independente. 88 páginas. Preço médio: R$ 29,80 (livro físico) e R$ 16 (e-book)


Fonte: Metrópoles

Compartilhe

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu Comentário é muito importante para nós.

Cursos e Eventos

Vídeos no Youtube

Unawheel - Entrega e primeiro passeio

Unawheel - Entrega e primeiro passeio
Unawheel - Entrega e primeiro passeio

Imagem 1

Imagem 1
20 anos na cadeira de rodas

Imagem 2

Imagem 2
Tetra Dirigindo? Como consegui tirar a CNH

Lives da Fê no Insta

Live sobre Pessoas com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?

Live sobre Pessoas com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?
Converso com a Váleria Schmidt @schmidt sobre Pessoa com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?

Live com Roberto Denardo

Live com Roberto Denardo
A pessoa com deficiência na vida pública 06/10/2020

Live com a Ruth Maria

Live com a Ruth Maria
Os desafios e aprendizados da vida na cadeira de rodas.