Kobo inaugura a sua loja de audiolivros em português do Brasil
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O mercado
consumidor de audiolivros no Brasil pode ainda ser pequeno, mas a que depender
do número de competidores por essa audiência, ele será grande em breve. Quem
começou a colocar as suas fichas nessa aposta foi a Kobo que acaba de colocar
no ar a sua loja de audiolivros.O catálogo com mais de 1,2 mil títulos em
português do Brasil foi construído em parceria com dois dos provedores de
conteúdo em áudio em operação no Brasil: a Tocalivros e a Bookwire. Camila
Cabete, gerente sênior de relações com os editores da empresa no Brasil,
ressalta que esse número cresce se considerar o catálogo já existente em outras
línguas na plataforma. “Esta é a primeira de um sequência de boas notícias que
queremos dar a respeito da Kobo no Brasil. A loja de audiobooks começa em
versão beta, contendo mais de 1.200 títulos em Português do Brasil, fora o
acervo internacional. A Kobo quer reforçar a presença no Brasil. Num país onde
a briga é por leitores, o áudio vem para nos ajudar nesta luta”, disse em
exclusividade do PublishNews.
No
catálogo estão obras como Angu de sangue(R$ 12), de Marcelino
Freire, narrado pelo próprio autor e por Olívia Araújo e Luiz Bras; Dias
raros (R$ 12), de João Anzanello Carrascoza e narrado pelo Grupo
Teatro da Travessia; A morte e a morte de Quincas Berro d’Água (R$
12), de Jorge Amado, narrado por Nevolanda Pinheiro; Brás, Bexiga e
Barra Funda (R$ 12), de Antônio de Alcântara Machado, com voz de
Cristina Mutarelli; Macunaíma (R$ 12), de Mario de Andrade,
narrado por Jefferson Brito, e Memórias póstumas de Brás Cubas (R$
12), de Machado de Assis, narrado por Rafael Cortez.A Kobo entra nessa peleja
por leitores – ou audioleitores – com concorrentes de peso. A primeira
plataforma a se apresentar nessa era do streaming foi a Ubook
que acumula, graças a acordos com empresas de telefonia e segundo reportes da
própria empresa, 6 milhões de usuários cadastrados (o número de assinantes
ativos não é divulgado) e um catálogo de mais de 100 mil itens (não
especificando quantos audiolivros especificamente). Na sequência, apareceu a
Tocalivros, parceira da Kobo nessa empreitada, que já tem 1.720 títulos no seu
catálogo e três mil assinantes na sua plataforma própria (importante notar que
a Tocalivros funciona também como provedora para outras plataformas e também
tem acordos com operadoras de telefonia).
O sucesso
mundial – em especial na Alemanha e nos EUA, onde os números de usuários e de
vendas é uma crescente constante – chamou a atenção de playersinternacionais
que também aportaram ou estão por aportar por aqui. É o caso do Google, que
iniciou as suas operações há pouco mais de um ano, e da sueca Storytel, que já
apresentou as suas credenciais ao mercado, mas deve começar pra valer nesse
segundo semestre.
Mais
recentemente, as editoras Intrínseca, Record e Sextante se juntaram com o fundo
de investimentos Bronze Ventures para formar a Auti Books que acaba de
completar um mês e já apresentou um perfil dos seus usuários: a maioria é composta por homens
de 25 a 34 anos, que usam seus celulares – a maior parte deles com o sistema
operacional Android – para acessar os conteúdos da plataforma.
A exemplo
do modelo de negócios dessa versão beta da Kobo, a Auti Books e o Google fazem
vendas a la carte, enquanto os demais focam mais no modelo de
subscrição em que o usuário paga uma mensalidade e tem acesso a todo o catálogo
disponível.
Para
quem for a Frankfurt
Pela
primeira vez, a Feira do Livro de Frankfurt (16 a 20/10) dedicará um espaço
físico aos conteúdos em áudio. Localizado no Hall 3.1 e com mais de 600 m²,
o Frankfurt Audio será o espaço dos audiolivros,
podcasts e assistentes virtuais comandados por voz, com direito a uma área
temática e espaço para exposições (Frankfurt Audio Stage). A nova área receberá
também uma conferência relacionada ao áudio, o Frankfurt Audio Summit (o novo
nome para a Frankfurt Audiobook conference cuja primeira edição aconteceu no
ano passado), que acontecerá no dia 17 de outubro, das 14h às 17h, reunindo
nomes de peso da indústria como Michael Krause, diretor do Spotify para a Europa,
que abrirá o encontro; Amanda D’Acierno, publisher da Penguin Random House
Audio Publishing Group, e Henrik Lindvall, chefe de direitos da Storytel.
O
Frankfurt Audio contará com expositores de diversos países que apresentarão
seus produtos e as últimas tendências do mundo do áudio. Storytel, Bookwire,
Zebralution e a rede de podcasts Auf die Ohren são os parceiros do novo local
que além de uma área para os expositores terá também um lounge e café. Para
mais informações e inscrições no Frankfurt Audio Summit, clique aqui.
Source: PublishNews
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