Dia Nacional da Pessoa com Deficiência Visual

Compartilhe


 Projeto da Laramara contribui para a inclusão de pessoas com deficiência visual
na sociedade

   No dia 13 de dezembro, celebra-se o Dia Nacional da Pessoa com Deficiência Visual e da luta por sua inclusão social. Entre os problemas enfrentados diariamente por pessoas que possuem problemas de visão está a falta de acessibilidade, inclusive nas vias públicas e nos transportes urbanos. Mesmo em São Paulo, a terceira maior cidade do mundo, os investimentos em políticas públicas para promover o direito constitucional de ir e vir são modestos e caminham lentamente.
   Nos últimos anos, foram realizadas algumas adaptações na cidade, como faixas táteis nos pisos, com textura e cor diferenciadas, além de informações acompanhadas dos signos em Braille. Mas a promoção da acessibilidade ainda engatinha em São Paulo. Para atenuar as dificuldades, as instituições filantrópicas, como a Laramara – Associação Brasileira de Assistência à Pessoa com Deficiência Visual exercem papel fundamental disseminando estratégias para promover a independência dessas pessoas.
   Em seus 21 anos, a Laramara desenvolve ações específicas para a participação efetiva das pessoas com deficiência visual na sociedade. No projeto Atendimento Educacional Especializado (AEE), os usuários da instituição aprendem técnicas e procedimentos para caminhar com autonomia e independência pela cidade, unindo autoconhecimento e domínio espaço corporal, utilizados em ambientes internos e externos e nos transportes públicos. Essas intervenções seguem uma rotina semanal, quinzenal ou mensal, de acordo com as necessidades dos grupos orientados.
   “A liberdade de ir e vir, além de constitucional, é um direito fundamental de todo ser humano. Apesar dos pequenos avanços, muito deve ser feito quanto à aplicação do conceito de acessibilidade universal que, de fato, favoreça a mobilidade e o uso de equipamentos e serviços de todas as pessoas não só na cidade de São Paulo, mas em todo o país. No Atendimento Educacional Especializado, as pessoas com deficiência visual e seus familiares são fortalecidos para exercerem o papel preponderante de protagonistas nas ações transformadoras que resultem em uma sociedade acessível e inclusiva”, ressalta o professor de orientação e mobilidade da Laramara João Filipe.
   O Dia Nacional da Pessoa com Deficiência Visual é uma data importante para a reflexão sobre as necessidades especificas dos 6,6 milhões de brasileiros com problemas visuais congênitos ou adquiridos e as ações para promover sua inclusão social.

Sobre a Laramara
   Laramara é uma das mais atuantes instituições especializadas em deficiência visual e um centro de referência na América Latina. Realiza atendimento educacional especializado, com ações complementares e atividades específicas essenciais à aprendizagem e desenvolvimento das pessoas com deficiência visual e com deficiências associadas. As atividades socioeducativas são realizadas em grupos, organizados por faixa etária e os usuários dispõem ainda de atendimentos específicos de Braille, Soroban, Desenvolvimento da Eficiência Visual (Baixa Visão) e Orientação e Mobilidade. Disponibiliza recursos humanos para a inclusão, colabora para o aperfeiçoamento e a capacitação de profissionais e divulga suas experiências e aquisições para todo o Brasil, por meio de 30 recursos instrucionais produzidos por sua equipe, como livros, manuais e DVD's, contribuindo para que todas as crianças brasileiras possam ser educadas e beneficiadas. Laramara trouxe para o Brasil a fabricação da máquina Braille e da bengala, indispensáveis para a educação e a independência da pessoa cega. Buscando a inclusão profissional de jovens e adultos com deficiência visual, ampliou seu projeto educacional incluindo a preparação para o mundo do trabalho e vem desenvolvendo um programa especial para os jovens maiores de 17 anos. Laramara, desde sua fundação, acreditou no valor do brincar e do brinquedo para a interação com a criança e para facilitar o desenvolvimento infantil; defende o direito da criança com deficiência visual a um aprendizado alegre e prazeroso, com brincadeiras e otimismo e continua cada vez mais unida em torno deste ideal. O trabalho de Laramara, que agora completa 21 anos, atua efetivamente no estado de São Paulo e procura colaborar também para a inclusão das pessoas com deficiência visual em todo o Brasil.


Informações para a imprensa:
Tacla Consultoria de Comunicação
Sandra Tacla e Henrique Malveis
Tel.: (11) 3842-4235 ou 98288-0505

Compartilhe

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu Comentário é muito importante para nós.

Cursos e Eventos

Vídeos no Youtube

Unawheel - Entrega e primeiro passeio

Unawheel - Entrega e primeiro passeio
Unawheel - Entrega e primeiro passeio

Imagem 1

Imagem 1
20 anos na cadeira de rodas

Imagem 2

Imagem 2
Tetra Dirigindo? Como consegui tirar a CNH

Lives da Fê no Insta

Live com a Isabela Ribeiro

Live com a Isabela Ribeiro
Converso com a Isabela sobre Autoestima e superação

Live sobre Pessoas com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?

Live sobre Pessoas com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?
Converso com a Váleria Schmidt @schmidt sobre Pessoa com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?

Live com Roberto Denardo

Live com Roberto Denardo
A pessoa com deficiência na vida pública 06/10/2020