Perda da visão pelo glaucoma pode triplicar no Brasil

Compartilhe

Um terço dos brasileiros nunca foi ao oftalmologista e, como consequência, há desconhecimento sobre o glaucoma, aponta SBG
    O número de pessoas com perda da visão pelo glaucoma pode triplicar no Brasil nos próximos anos. A constatação é resultado de uma pesquisa IBOPE encomendada pela Sociedade Brasileira de Glaucoma (SBG) que ouviu mais de duas mil pessoas em todas as regiões do país. O alerta para médicos e pacientes foi realizado durante Congresso Brasileiro de Prevenção da Cegueira e Reabilitação Visual da SBG, no Anhembi, em São Paulo, realizado até este sábado (15).
   De acordo com a SBG, um terço dos brasileiros nunca foi ao oftalmologista e, como consequência, há um grande desconhecimento sobre o glaucoma, a principal causa de cegueira irreversível no mundo.

    O glaucoma é uma doença crônica em que o aumento da pressão ocular causa lesões no nervo óptico e pode levar a cegueira se não for tratado.
    O objetivo do tratamento do glaucoma é diminuir a pressão ocular.
   A diminuição da pressão ocular pode ser feita com colírios (primeira escolha), com laser (para casos específicos de glaucoma) ou com cirurgia (para casos avançados em que os colírios não adiantam mais).
    Diante dos resultados preocupantes, durante o evento, a SBG lança a campanha nacional "Cuidado com o Glaucoma" que visa alertar as pessoas para o diagnóstico e tratamento precoce da doença que se não tratada corretamente, evolui para perda total da visão de forma gradativa. O glaucoma acomete 2% da população brasileira acima dos 40 anos, cerca de 1 milhão de pessoas e é a principal causa de cegueira irreversível no mundo. Além disso, a entidade buscar incentivar a consulta ao especialista pelo menos uma vez ano para possibilitar o diagnóstico precoce e reduzir o avanço da doença no Brasil.   
   Toda a comunicação chama a atenção para as pessoas acima de 40 anos, principal alvo da campanha e para a importância de buscar informação junto ao oftalmologista.
   Ainda de acordo com a sociedade médica, é muito comum com o avançar da idade, as pessoas considerarem que mudanças sentidas na visão fazem parte do processo de envelhecimento.

Fonte: R7 e Médico de Olhos

Compartilhe

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu Comentário é muito importante para nós.

Cursos e Eventos

Vídeos no Youtube

Unawheel - Entrega e primeiro passeio

Unawheel - Entrega e primeiro passeio
Unawheel - Entrega e primeiro passeio

Imagem 1

Imagem 1
20 anos na cadeira de rodas

Imagem 2

Imagem 2
Tetra Dirigindo? Como consegui tirar a CNH

Lives da Fê no Insta

Live com a Isabela Ribeiro

Live com a Isabela Ribeiro
Converso com a Isabela sobre Autoestima e superação

Live sobre Pessoas com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?

Live sobre Pessoas com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?
Converso com a Váleria Schmidt @schmidt sobre Pessoa com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?

Live com Roberto Denardo

Live com Roberto Denardo
A pessoa com deficiência na vida pública 06/10/2020