Injeções mal aplicadas podem deixar pacientes paraplégicos. Saiba porque

Compartilhe

   O fechamento de uma farmácia na última quarta-feira(5), em Campo Grande, onde o dono do estabelecimento estaria aplicando injeções sem ter um curso especializado chamou a atenção para um perigo à saúde da população e deixou um pergunta no ar. Quem pode e quem não pode aplicar uma injeção?
   O risco de uma má aplicação pode levar a morte ou deixar a pessoa paraplégica. Depois de levar um susto com um medicamento mal aplicado na infância, Mariana Pinato, se tornou uma farmacêutica dedicada. A injeção de antibiótico aos dois anos de idade, era para curar uma inflamação na garganta, mas causou a perda nos movimentos de uma das pernas.
   A agulha passou de raspão no principal nervo dos membros inferiores, chamado de “ciático”. Um erro de quem aplicou o remédio e que só foi reparado com tratamento. “No meu caso, eu tive a oportunidade de fazer um bom tratamento, tanto clínico como de fisioterapia e aí o nervo que havia atrofiado voltou ao normal e eu não tive conseqüências maiores. Na época eu fiquei praticamente um ano sem os movimentos da perna. Hoje, minha perna é normal, mas existem pessoas que não chegam a perdem os movimentos de vez”, contou a jovem.
  O presidente do Conselho Regional de Farmácia (CRF), Ronaldo Abrão, lembra que uma injeção aplicada de maneira errada pode ter conseqüências ainda piores. “A qualificação necessária para aplicação dá ao profissional a noção exata de quais são os locais apropriados para as aplicações; a diferença entre a injeção intramuscular e endovenosa (com aplicação na veia) para que não seja aplicada em local errado. Mesmo assim, aplicando no músculo, se for nas nádegas, por exemplo, há o risco de que esta agulha acerte o nervo ciático, provocando seqüelas durante toda a vida do paciente que foi lesado”, explica Ronaldo.
   Qualquer pessoa que tenha feito um curso para aplicar injeções pode atuar no mercado de trabalho, inclusive dentro de farmácias. Neste caso, é necessário ter a supervisão de um farmacêutico responsável pelo estabelecimento.
   Quem não respeita a lei corre o risco de ser punido. Nesta quarta-feira (5) uma farmácia da Capital foi fechada por policiais da delegacia do consumidor e da Vigilância Sanitária.
   O dono, Joaquim Jorge de Alencar, de 49 anos, estaria aplicando injeções sem autorização e não havia um farmacêutico responsável no momento da vistoria. Para evitar ser atendido por pessoas sem qualificação, a dica é sempre perguntar.
   “Ao entrar em um estabelecimento farmacêutico, que não é uma clínica especializada, por exemplo, a pessoa deve se certificar de que está em um estabelecimento que cumpre a legislação, e portanto, mantém um farmacêutico habilitado por todo o horário de funcionamento. É preciso saber ainda se é o profissional que está aplicando a injeção, no caso de não ser o farmacêutico, possui um curso para este procedimento. E, mesmo tendo curso, é necessária a supervisão de um farmacêutico responsável”, alertou ainda, o presidente do conselho, Ronaldo Abrão.
   Para evitar correr riscos é bom seguir a orientação do CRF. Antes de tomar uma injeção, se informe se a farmácia tem um farmacêutico ou uma pessoa com curso prático de aplicação.

Compartilhe

24 comentários:

  1. Por favor quero uma ayuda una resposta,meu filho tomou a vacuna da campanha neste sábado,e minha maior dor e q ele tomou una injeçao na coxinha,desde entao nao conseguí movimentae a perna e rica se arrastando pelo chao,me ajudem ele so tem apenas 4 aninho e me dio ver ele assim...

    ResponderExcluir
  2. Resposta ao Anônimo17 de agosto de 2015 01:14
    Leve-o ao médico imediatamente.

    ResponderExcluir
  3. Tem quinze dias q eu tomei uma injeção na upa desse então eu estou com o meu bumbum doloroso não consigo usar nem a casinha doi muito i larteja ja fui no posto de saúde mas não melhorei o q faso

    ResponderExcluir
  4. Tem quinze dias q eu tomei uma injeção na upa desse então eu estou com o meu bumbum doloroso não consigo usar nem a casinha doi muito i larteja ja fui no posto de saúde mas não melhorei o q faso

    ResponderExcluir
  5. Bom dia na quinta compareci ao ama e estava com um inflamação na garganta, me passaram uma benzetacil e um para dor enfim duas injeção na segunda aplicação a enfermeira me pergunto por duas vezes se eu estava bem, na hora sim só que na manhã seguinte acordei com fortes dores no local e nas pernas que estão até no dia de hoje é normal ou devo procurar um médico?

    ResponderExcluir
  6. Bom dia na quinta compareci ao ama e estava com um inflamação na garganta, me passaram uma benzetacil e um para dor enfim duas injeção na segunda aplicação a enfermeira me pergunto por duas vezes se eu estava bem, na hora sim só que na manhã seguinte acordei com fortes dores no local e nas pernas que estão até no dia de hoje é normal ou devo procurar um médico?

    ResponderExcluir
  7. tomei uma injeção mal aplicada ,e sentir a agulha cumprimir meu nervo ciatico meu comentei com infermeira ela me perguntou se eu era frouxo, mas eu tava tentando avisar a ela que minha familia tem muito enfermeiros meeu cresci tomando injeções e aprendi a indentificar uma aplicação errada, ela acertou meu nervo sentir muita dor,ela disse que era da medicação ,mas falei que não era da medicação pois eu saberia identificar facil ,depois de 10 minutos perdi o movimentação da perna 02:00 da manhã ,sentir meu batimento cardica cair muito rapido, o medico me atendendo e fez uns procedimentos, colocou um soro com uma outra medicao! ..como eu tava sonolento e esfalecido não sabia o que era,pq tudo pergunto, durou unas 4 horas sem mecher a pernas , depois mexir com dificuldade ,queria saber se ainda tenho risco de ter complicações depois? isso ocorreu sabado 8 de outubro.grato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Denuncie essa enfermeira, antes que ela aleje + pessoas. Muito grave isso.

      Excluir
    2. No seu caso amigo, o problema é psicológico. Relatou que sentiu os batimentos reduzirem.Isso é porque ficou nervoso achando que a enfermeira aplicou de forma incorreta a injeção.

      Excluir
    3. estou pesquisando sobre isso e ainda nao soube o que houve com pessoas que tuveram injeçao mal aplicada... o que aconteceu com vc?

      Excluir
    4. Sinceramente, vc pode ter o risco sim, mas talvez seja pouca coisa (ou pode não ter também) eu passei por a mesma coisa que você, aos meus 4 anos de idade mais ou menos...
      Fui tomar uma injeção na perna e a infermeira aplicou em um nervo, fiquei alguns dias com as duas pernas duras, não conseguia mais andar, porém voltei ao normal, mas depois de anos comecei a sentir pequenas dores nas pernas assim do nada, meu caminhado ja não é mais tão normal (as vezes fica estranho por conta dos encomodado que sinto) eu devo ter ficado com uma pequena sequela!
      Mas espero que você não!!!!

      Excluir
  8. Eu msm nesta semana tomei uma injeção IM no glúteo, porem no momento não sentir dor alguma, mas passado uns dias a minha nadega inflamou e criou um caroço e ficou vermelho e quente no local, fui ao médico ele me receitou apenas uns anti inflamatório, mas não resolveu nada.
    O Q VEVO FZ?

    ResponderExcluir
  9. Não sei se será possível saber ,se eu tive :zona , por ter apanhado uma injeção intra- muscular ! Após ter apanhado a injeção,apareceu- me Zona na cintura .Já passaram seis meses e ainda tenho a coxa dormente .Alguém me pode esclarecer ,se isso seria possível ? Obrigado.

    ResponderExcluir
  10. A trés anos fui ao hospital com uma dor na perna tomei uma injeção na veia meu corpo deu um choque dai então perde todos os movimentos do meu corpo , por sorte foi apenas algumas horas , foi a pior censação que já sentir na minha vida fiquei chorando feito louca , tenho certeza que foi erro da enfermeira Ducinete torres

    ResponderExcluir
  11. Se uma injeção foi aplicada errada quntqu tempo demora pra algo acontecer

    ResponderExcluir
  12. Meu pai tomou uma injeção no posto e o braço e perdeu a mobilidade do braço...o que fazer? Que procurar? Quem devo processar?

    ResponderExcluir
  13. Tomei uma injeção dia 6 agosto numa drogaria com uma farmacêutica desde então sinto uma dor insuportável que não passa nas nádegas e minha perna direita não para de doer já tomo essa medicação a 16 anos nunca senti isso, na hora que foi aplicada senti a dor e avisei a farmacêutica disse que era reação da injeção ja fui para na clínica com fortes dores e neste domingo dia 29 de setembro senti muita dor minha nádega fica dando choque e meu pé está parece ter sensação de dormência direto o que devo fazer e dor insuportável

    ResponderExcluir
  14. Eu tomei uma injeção na upa da minha cidade faz cerca de um ano, para dor e o local doeu na hora mais que o normal eu comentei a enfermeira falou que era o medicamento que causava dor. Fiquei umas duas semanas com dor no local e sempre que faço mais esforço que o normal sinto dore.

    ResponderExcluir
  15. Ontem no sábado fui tomar uma injeção anti concepcional e o homem foi bruto , depois disso tô sentindo muita dor de um lado das costas em cima da injeção e estou com medo..
    Sera que pode ter atingido o nervo ciático?

    ResponderExcluir
  16. A moça da farmácia aplicou me aplicou um anticoncepcional muito abaixo do quadrante superior externo do gluteo. Tem como esse anticoncepcional não fazer efeito ?

    ResponderExcluir

Seu Comentário é muito importante para nós.

Cursos e Eventos

Vídeos no Youtube

Unawheel - Entrega e primeiro passeio

Unawheel - Entrega e primeiro passeio
Unawheel - Entrega e primeiro passeio

Imagem 1

Imagem 1
20 anos na cadeira de rodas

Imagem 2

Imagem 2
Tetra Dirigindo? Como consegui tirar a CNH

Lives da Fê no Insta

Live sobre Pessoas com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?

Live sobre Pessoas com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?
Converso com a Váleria Schmidt @schmidt sobre Pessoa com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?

Live com Roberto Denardo

Live com Roberto Denardo
A pessoa com deficiência na vida pública 06/10/2020

Live com a Ruth Maria

Live com a Ruth Maria
Os desafios e aprendizados da vida na cadeira de rodas.