Grupo de teatro formado por atores com Síndrome de Down encenam nas ruas de Macaé

Compartilhe

Rio - Onze atores, todos portadores de Síndrome de Down, estão mostrando nas ruas de Macaé, no Norte Fluminense, como motoristas e pedestres podem se relacionar no trânsito para evitar acidentes. Eles formam o Grupo Teatro Novo, que estará envolvido na Semana do Trânsito, promovida pela Secretaria de Mobilidade Urbana. A campanha acontece nos cruzamentos mais movimentados da cidade e nos horários de rush.

A prefeitura pretende reduzir o número de vítimas no trânsito do município.

“A campanha é educativa e precisa ser feita porque a maioria das pessoas não se importa com os riscos no trânsito. Ao apresentarmos o trabalho dessa forma, com pessoas especiais, conseguimos mudar um pouco essa relação no trânsito porque as pessoas param para ver a atuação dos atores e acabam absorvendo o propósito da ação”, observou o secretário de Mobilidade, Jorjão Tavares.

Os atores, com idades entre 28 e 42 anos, encenam os direitos e deveres dos motoristas e conseguem contagiar a todos. Quando o sinal fica vermelho, o grupo vai para o meio da rua e, em questão de segundos, ensina os motoristas a dirigir com respeito e segurança. Na peça-relâmpago, ele s simulam acidentes de vários tipos como se estivessem em moto, carro ou a pé.

Por onde passa o grupo também entrega folhetos da prefeitura aos motoristas com os seis hábitos saudáveis para um trânsito melhor, mais gentil e menos violento: se precisa falar no celular, é melhor estacionar; se você não tem pressa de morrer, vá devagar; todos somos pedestres. Respeite para ser respeitado. Pense assim: poderia ser a minha mãe; se beber, vá de táxi; cinto de segurança. Um hábito simples que pode salvar sua vida, da sua família, dos seus amigos; e quem tem cabeça, usa capacete.

Folhetos com base nas estatísticas do trânsito no município são entregues aos motoristas: 40% das mortes no trânsito acontecem com pedestres; 30% dos acidentes fatais em Macaé são causados por excesso de velocidade; e 20% dos acidentes fatais envolvem motociclistas.
O Teatro Novo é fruto do trabalho do psicólogo Ruben Emerick Gripp, que resolveu desbancar o preconceito contra os portadores de Síndrome de Down. Para ele, esse tipo de campanha no trânsito desenvolvido pela Prefeitura de Macaé leva os motoristas a pensarem sobre o que andam fazendo por aí. “Com nosso trabalho levamos a mensagem contra a violência no trânsito de forma fácil para que todas as pessoas assimilem. Também é interessante o fato de que, enquanto atuam, os atores também interiorizam o que é certo e o que é errado no trânsito e acabam passando isso para as pessoas, mesmo quando não estão atuando” disse Gripp que trabalha com pessoas especiais há mais de 20 anos.
Fonte: http://www.portaldotransito.com.br

Compartilhe

Um comentário:

  1. Essa galera do teatro é d +, assisti a esta peça de educação para o transito aqui no sesc de São gonçalo na semana passada, antes teve um grupo de hip hop com surdos. Inacreditável!

    Estes exemplos fazem a diferença na sociedade, precisamos incentivá-los.

    Nivaldo.

    ResponderExcluir

Seu Comentário é muito importante para nós.

Cursos e Eventos

Vídeos no Youtube

Unawheel - Entrega e primeiro passeio

Unawheel - Entrega e primeiro passeio
Unawheel - Entrega e primeiro passeio

Imagem 1

Imagem 1
20 anos na cadeira de rodas

Imagem 2

Imagem 2
Tetra Dirigindo? Como consegui tirar a CNH

Lives da Fê no Insta

Live com a Isabela Ribeiro

Live com a Isabela Ribeiro
Converso com a Isabela sobre Autoestima e superação

Live sobre Pessoas com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?

Live sobre Pessoas com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?
Converso com a Váleria Schmidt @schmidt sobre Pessoa com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?

Live com Roberto Denardo

Live com Roberto Denardo
A pessoa com deficiência na vida pública 06/10/2020