Esclarecendo as Deficiências Múltiplas ou Múltiplas Deficiências

Compartilhe

   Por Mamary Lopes


   Conforme combinado, estou aqui hoje para falar um poquinho sobre o que é a Deficiência Múltipla ou mais conhecida como Múltiplas Deficiências, que partir de agora vou chamar de MD.
   De acordo com o MEC, a Pessoa com  MD é quando apresenta mais de uma deficiência: auditiva ou visual(ou ambos) associada a outras deficiências (intelectual e ou física), como também distúrbios(neurológicos, emocionais e de linguagens).
   Assim como a DI, muitas questões levam a pessoa a ter a MD, podendo  ser de ordem sensorial, motora e de ordem linguística. Pode ocorrer no período, pré, peri e pós natal. Dentre estas causas estão:
Hipotireiodismo: falta do hormônio na tireóide
Síndrome da Rubeola congênita: Mães infectadas durante os dois primeiros meses de gestação.
Síndrome de Rett
   Essas enfermidades citadas acima, são apenas algumas possibilidades de causas.
  A MD identifica um grupo diversos de pessoas, pois pode ser a junção de diversas deficiências, não existindo um tipo de identificação ou características padrões que fecham um diagnóstico, a exemplo disso segue alguns tipos de MD:
     - surdez com DI
     - surdez com distúrbios neurológicos, emocionais e de linguagens
     - baixa visão com DI
     - baixa visão com distúrbios
     -cegueira com DF
     -cegueira com DI
                                                              
Dentre outras...

   Algo que muitos questionam na MD, é a questão da deficiência visual e auditiva juntas, que apesar de ser  duas deficiências juntas, não é considerada MD e sim uma única, que é conhecida como SURDOCEGUEIRA. Ela apresenta características peculiares e  impossibilita o uso de dois sentidos, o  que dificulta bastante o desenvolvimento autônomo e a própria inclusão, logo, ela é estudada separadamente e existem métodos apropriados e exclusivos da SURDOCEGUEIRA.
    Para ser considerado surdocego, não é necessária  a perda total dos dois sentidos.
   Tenho uma feliz experiência com uma aluna com este diagnóstico, que posso futuramente compartilhar com vocês.

Levando para a minha área EDUCAÇÃO INCLUSIVA...
   Sabemos que existem casos bem complicados para participar da Inclusão, e como estamos acostumados com o  fácil, com a rotina, desistimos de enfrentar os desafios... Mas esquecemos que desafios como este, são sonhos e direitos de uma criança e de uma família. Muitas vezes não nos permitimos em nos colocar no lugar do outro, contribuindo com o preconceito, a exclusão, e  principalmente as crianças com MD sofrem bastante. Não podemos nos curvar diante disso, não podemos desistir. Existem sim métodos, estratégias para desenvolver uma criança nesta situação, basta o professor querer, acreditar e oferecer as oportunidades.
   Muitas vezes essas crianças precisam de suporte atitudinal, o que se torna fácil para professor, ela precisa ser vista como criança, vista como um ser aprendente também, reconhecida como bem sucedida, ter reconhecimento nos seus mínimos avanços, precisa de métodos apropriados de comunicação, estimulação constante, planejamento pensado nos seus limites e possibilidades , precisa estar em contato com o outro,precisa ser trabalhada sua autonomia...Enfim, existem inúmeras possibilidades de intervenções pedagógicas e atitudinais para realizar uma Inclusão de sucesso.
   Terminei me empolgando, mas questões como essas encontro no meu cotidiano e me tiram um pouco do sério, sei que não é fácil, pois já sentir na pele, mas é POSSÍVEL. Acreditem, é possível sim! Hoje em dia na realidade pública temos o apoio do Governo Municipal, do Governo Estadual, só não participa da luta quem não quer e quem não tem a sensibilidade humana de se colocar no lugar do outro.
Finalizo com esta reflexão.

Compartilhe

Um comentário:

  1. Pois é FÊ, é exatamente assim que acontece...Não podemos cruzar os braços...precisamos abraçar a causa e ir a luta. Tô contigo e não abro mão rs
    Beijinhos!!

    Mamary Lopes
    www.inclusaotambememoda.blogspot.com

    ResponderExcluir

Seu Comentário é muito importante para nós.

Cursos e Eventos

Vídeos no Youtube

Unawheel - Entrega e primeiro passeio

Unawheel - Entrega e primeiro passeio
Unawheel - Entrega e primeiro passeio

Imagem 1

Imagem 1
20 anos na cadeira de rodas

Imagem 2

Imagem 2
Tetra Dirigindo? Como consegui tirar a CNH

Lives da Fê no Insta

Live com a Isabela Ribeiro

Live com a Isabela Ribeiro
Converso com a Isabela sobre Autoestima e superação

Live sobre Pessoas com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?

Live sobre Pessoas com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?
Converso com a Váleria Schmidt @schmidt sobre Pessoa com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?

Live com Roberto Denardo

Live com Roberto Denardo
A pessoa com deficiência na vida pública 06/10/2020