Portadores de necessidades especiais têm passe livre no transporte intermunicipal

Compartilhe

    O Governo do Paraná aprovou o transporte gratuito para portadores de necessidades especiais e doenças crônicas em ônibus que operam linhas intermunicipais de passageiros. Os beneficiados devem comprovar renda igual ou inferior a 1,5 salário mínimo nacional.
    O cadeirante José Elias Almeida Bulhões, 50 anos, que vive em Piraquara, foi o primeiro a receber o passe livre no Paraná. Ele recebeu a carteira das mãos do secretário dos Transportes, Mario Stamm Junior. Por causa da lesão medular traumática, Bulhões viaja a Curitiba todos os dias para fazer tratamento no Hospital de Reabilitação, no Cabral.
    “É histórico e emocionante saber que a partir de agora podemos resolver qualquer coisa em outro município sem pagar passagem. Para quem como eu não tem condições financeiras, isso é fantástico”, afirmou Bulhões.
    Ele acrescentou que o passe livre também é um incentivo à prática esportiva pelos portadores de deficiência que participam de competições intermunicipais. “As prefeituras, normalmente, fornecem estadia e alimentação. Agora, o Governo viabiliza o passe livre para permitir que viajemos”, disse.
    O secretário lembrou que é função do Governo atender às necessidades dos portadores de deficiências motoras. “Ao emitir a carteira do passe livre, o DER complementa um trabalho que envolve praticamente todos os órgãos públicos gestores de política social municipal e estadual”.

COMO OBTER O DOCUMENTO — Para obter a credencial, o interessado deve procurar o órgão gestor da política social da cidade em que vive, para avaliação sócio-econômica. Na sequência, é preciso realizar avaliação no Sistema Único de Saúde (SUS) para obtenção de laudo médico.
    Obtida a documentação necessária, é preciso preencher formulário de requerimento do Passe Livre Intermunicipal, no site da Coordenadoria dos Direitos da Cidadania (www.codic.pr.gov.br). Em seguida, a documentação precisa ser encaminhada ao Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, juntamente com uma fotografia 3x4 e uma fotocópia do documento de identidade.
    O Coede remete a documentação ao Departamento de Estradas de Rodagem (DER), que expede e envia a credencial para o endereço cadastrado no formulário.
   De posse da carteira, o usuário precisa reservar passagem nas linhas intermunicipais rodoviárias com antecedência de 24 horas. Nas linhas metropolitanas, o documento de isenção deve ser apresentado diretamente ao cobrador. A isenção de tarifa é válida também para um acompanhante, desde que comprovada a necessidade.
    A medida cumpre os decretos estaduais nº 4.742/09 e 6.179/10, e foi aprovada em uma ação conjunta do Conselho Estadual dos Direitos das Pessoas com Deficiência (COEDE), em parceria com as secretarias dos Transportes (SETR), da Justiça e da Cidadania (SEJU), da Educação (SEED), da Saúde (SESA) e do Trabalho e Assistência Social (SETP).
    O benefício é garantido aos portadores de insuficiência renal crônica, em terapia renal substitutiva, câncer em tratamento por quimioterapia ou radioterapia, transtornos mentais graves em tratamento continuado, portadores de HIV, mucoviscidade em atendimento continuado, hemofilia e esclerose múltipla.

Fonte: http://www.aen.pr.gov.br/


"Todos os Estados deveriam seguir o exemplo do Paraná."

Compartilhe

Um comentário:

  1. ola fè, e um prazer conhece-lo mesmo que seja virtualmente, gostaria de parabenisar pelo blog gostei muito, quero aproveitar tambem para deixar um comentario, sobre deficiencia fisica nao sei se voce ja prestou atençao mais percebo que as pessoas nao dao muito credito para quem tem problemas fisicos ortopedicos que ainda caminham tive um diagnostico de gonartrose em ambos os joelhos percebo que ja esta em um estado bastante avançado sinto muitas dores porem pelo fato de ainda poder andar muita gente e ate profissionais da medicina nao levam muito a serio nao consigo ficar mais de dez minutos de pè faz tres meses que me aposentei pór invalidez, percebo que as pessoas entendem que so precisam de ajuda depois que nao podem mais andar, ja passei por tres cirurgias, e as dores se estendem por minha coluna de forma que sofro muito. desculpe o desabafo e que sempre quis falar sobre isso, obrigada se quiser add no orkut ou msn e[wandin_show@hotmail.com]sera um prazer beijaaaaaaaaaaao

    ResponderExcluir

Seu Comentário é muito importante para nós.

Cursos e Eventos

Vídeos no Youtube

Unawheel - Entrega e primeiro passeio

Unawheel - Entrega e primeiro passeio
Unawheel - Entrega e primeiro passeio

Imagem 1

Imagem 1
20 anos na cadeira de rodas

Imagem 2

Imagem 2
Tetra Dirigindo? Como consegui tirar a CNH

Lives da Fê no Insta

Live com a Isabela Ribeiro

Live com a Isabela Ribeiro
Converso com a Isabela sobre Autoestima e superação

Live sobre Pessoas com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?

Live sobre Pessoas com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?
Converso com a Váleria Schmidt @schmidt sobre Pessoa com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?

Live com Roberto Denardo

Live com Roberto Denardo
A pessoa com deficiência na vida pública 06/10/2020