Confira as principais iniciativas de acessibilidade em Curitiba

Compartilhe

 A cidade vem realizando investimentos em sua infraestrutura turística e urbana para atender melhor visitantes com deficiência e mobilidade reduzida


Nos últimos anos, a cidade de Curitiba, capital do Paraná, recebeu diversos investimentos para melhorar sua infraestrutura turística e urbana. O objetivo é adaptar os principais atrativos do município e, assim, conseguir oferecer mais opções de turismo inclusivo a pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. 

Acessibilidade em Curitiba

Uma das iniciativas é o Destino Turístico Inteligente (DTI), programa do Ministério do Turismo que vai transformar cidades turísticas em destinos que proporcionam experiências inovadoras e únicas aos visitantes. Até 2030, Curitiba quer se tornar referência mundial em soluções acessíveis, sustentáveis e tecnológicas.  

No total, o programa apresenta dez eixos estratégicos, que representam as diretrizes que vão nortear o Destino Turístico Inteligente Curitiba. Um deles é a acessibilidade, que deve garantir estratégias e mecanismos de inclusão social e desenho universal, de forma a permitir o uso amplo, seguro e autônomo dos ambientes físicos e digitais do destino.

Reconhecido nacional e internacionalmente, o transporte público curitibano também apresenta iniciativas de acessibilidade, como a Linha Turismo. Ela oferece ônibus adaptados de dois andares, que percorrem 26 atrativos turísticos da cidade de Curitiba, incluindo parques, museus, teatros, mirantes, espaços culturais, centro histórico, bairro gastronômico, memoriais étnicos e o mercado municipal.

Os ônibus da Linha Turismo contam com acessibilidade para cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida, além de gravações em áudio de cada atrativo visitado. O cartão de embarque custa R$ 50, e o serviço opera regularmente de terça a domingo, das 8h30 às 17h, com saída inicial na Rua 24 Horas, no centro da cidade. 

Outras iniciativas de acessibilidade em Curitiba foram realizadas recentemente, em setembro deste ano, pelo Instituto Municipal de Turismo. O órgão instalou painéis informativos na Torre Panorâmica, que fica a mais de 100 m de altura e oferece uma visão 360º da cidade. A tecnologia conta com um QR Code que possibilita o acesso à audiodescrição da paisagem.

Além disso, o instituto promoveu uma capacitação para os atendentes dos postos e do centro de informações turísticas da cidade. A iniciativa ocorreu em parceria com o Departamento dos Direitos da Pessoa com Deficiência, por meio do programa Escola de Turismo.

Acessibilidade urbana em Curitiba

Apesar de todo o trabalho que vem sendo executado ao longo dos últimos anos para desenvolver a acessibilidade em Curitiba, o poder público precisa repensar suas políticas de gestão de calçadas, sinalização e demais recursos essenciais para garantir o conforto e segurança dos pedestres.

A cidade de Curitiba é uma das principais referências de planejamento urbano no país, porém, de acordo com o relatório Campanha Calçadas do Brasil 2019, realizado pelo Mobilize Brasil, nenhuma das 27 capitais brasileiras avaliadas oferecem condições apropriadas para a circulação de pedestres e cadeirantes em calçadas, ruas e faixas de travessia.

A média nacional, que ficou em 5,71, é considerada baixa, visto que o mínimo aceitável seria a nota 8, em uma escala de zero a dez, segundo os critérios do estudo. São Paulo foi a capital mais bem avaliada, com nota 6,93, e Curitiba apareceu na décima primeira posição no ranking nacional, com nota 6,02.

Para saber mais sobre iniciativas de acessibilidade em outras regiões do país, siga a página do Guiaderodas no Instagram e acompanhe nosso blog!

Carina Melazzi

Fonte: Guia de Rodas

Compartilhe

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu Comentário é muito importante para nós.

Cursos e Eventos

Vídeos no Youtube

Unawheel - Entrega e primeiro passeio

Unawheel - Entrega e primeiro passeio
Unawheel - Entrega e primeiro passeio

Imagem 1

Imagem 1
20 anos na cadeira de rodas

Imagem 2

Imagem 2
Tetra Dirigindo? Como consegui tirar a CNH

Lives da Fê no Insta

Live com a Isabela Ribeiro

Live com a Isabela Ribeiro
Converso com a Isabela sobre Autoestima e superação

Live sobre Pessoas com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?

Live sobre Pessoas com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?
Converso com a Váleria Schmidt @schmidt sobre Pessoa com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?

Live com Roberto Denardo

Live com Roberto Denardo
A pessoa com deficiência na vida pública 06/10/2020