Norma da ABNT ajuda a criar APPs acessíveis para pessoas com deficiência

Compartilhe


A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) apresentou a Norma Brasileira ABNT NBR 17.060 estabelece requisitos para facilitar e otimizar o acesso de pessoas com deficiência a ambientes virtuais, com o objetivo de eliminar ou mitigar barreiras na utilização de páginas web e de aplicativos em dispositivos móveis, sejam eles nativos, aplicações Web (WebApps), ou híbridos, incluindo-se também sites acessados pelo celular oferecendo mais de 50 requisitos para desenvolver APPs e sites inclusivos para smartphones. A norma foi revelada em um evento online no dia 26/10/2022, no canal oficial da associação do YouTube.

A Norma Brasileira ABNT NBR 17060

O documento foi elaborado pelo Comitê Brasileiro de Acessibilidade da associação (ABNT/CB-040) através da Comissão de Estudo de Acessibilidade. O desenvolvimento da novidade também contou com o auxílio do Centro de Estudos sobre Tecnologias Web (Ceweb.br) e Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br).

A NBR traz 54 requisitos para otimizar a experiência de aplicativos e sites executados pelo celular. A lista agrega orientações voltadas a elementos não textuais, por exemplo, como ícones, que devem contar com texto alternativo para descrever o seu significado. As determinações da norma são dívidas nos seguintes temas: “percepção e compreensão”, “controle e interação”, “mídia” e “codificação”. "O intuito da norma é tentar eliminar barreiras de acesso ao ambiente digital, pois elas impactam diretamente o dia a dia dos usuários. Imagine a frustração de uma pessoa com deficiência, ao fazer toda a compra online e não conseguir concluir o processo por que um botão não tem um rótulo acessível? Compreender a finalidade de um botão em uma página é essencial na experiência digital, pois interfere na qualidade de vida das pessoas. Sem acessibilidade podemos encontrar barreiras para comprar comida, fazer compras, solicitar um veículo, reservar passagens, alugar uma casa, emitir documentos, pagar contas e mais uma série de situações que existem no ambiente digital”, ilustra Ferraz.

A Norma Brasileira ABNT NBR 17060 pode ser adquirida no serviço ABNT Catálogo, por meio do endereço: https://www.abntcatalogo.com.br/ e já está disponível no ABNT Catálogo. O documento pode ser comprado na plataforma por R$ 178,50.

Link: https://www.abnt.org.br/

Fonte: Revista Reação

Compartilhe

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu Comentário é muito importante para nós.

Cursos e Eventos

Vídeos no Youtube

Unawheel - Entrega e primeiro passeio

Unawheel - Entrega e primeiro passeio
Unawheel - Entrega e primeiro passeio

Imagem 1

Imagem 1
20 anos na cadeira de rodas

Imagem 2

Imagem 2
Tetra Dirigindo? Como consegui tirar a CNH

Lives da Fê no Insta

Live com a Isabela Ribeiro

Live com a Isabela Ribeiro
Converso com a Isabela sobre Autoestima e superação

Live sobre Pessoas com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?

Live sobre Pessoas com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?
Converso com a Váleria Schmidt @schmidt sobre Pessoa com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?

Live com Roberto Denardo

Live com Roberto Denardo
A pessoa com deficiência na vida pública 06/10/2020