Aplicativo para pais e crianças surdas é pioneiro

Compartilhe

 No mês de setembro de 2022, foi testado o protótipo do primeiro aplicativo bilíngue direcionado a pais ouvintes e crianças surdas e ouvintes.


O projeto foi contemplado no Programa de Apoio em Empreendedorismo de Impacto Socioambiental Positivo, edital lançado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ) em 2021, e recebeu um aporte de investimentos no valor de R$ 150 mil. A iniciativa é de Joana Peregrino e Rick Bouillet, sócios na starturp Libre-se.

Segundo estudos nacionais, 95% das crianças surdas brasileiras nascem em lares de ouvintes. E nesse sentido, os criadores do aplicativo desenvolveram, além de uma seção específica para as crianças surdas e ouvintes, um módulo voltado para o acolhimento aos pais.

Conheça a seção para Crianças do Aplicativo

Na seção para as crianças, o APP reúne vídeos apresentados por crianças surdas e ouvintes e que ensinam os sinais em Libras, divididos por categorias que são pensadas a partir do universo infantil e da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

A BNCC é utilizada como um balizamento para a criação das categorias de sinais a serem disponibilizados, respeitando-se a faixa etária de 0 a 6 anos. O aplicativo fará com que haja a paridade de conteúdos para que as crianças surdas tenham acesso ao mesmo conteúdo que crianças ouvintes têm durante a educação infantil.

No módulo destinado aos responsáveis e familiares, o APP apresentará vídeos e pílulas de acolhimento com informações essenciais a respeito da surdez e as estratégias que podem ser utilizadas para ajudar no desenvolvimento da criança surda. Joana explica que não será, de forma alguma, uma substituição ao atendimento especializado, mas fornecerá informações que possam ajudar os pais em sua caminhada com o seu filho surdo, bem como, ensinará, aos pais, sinais diversos para que possam iniciar uma comunicação com o seu bebê ou criança surda.

O projeto está hoje dentro do Ibmec Hubs, um programa que ajuda na estruturação de startups.

Fonte: Revista Reação

Compartilhe

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu Comentário é muito importante para nós.

Cursos e Eventos

Vídeos no Youtube

Unawheel - Entrega e primeiro passeio

Unawheel - Entrega e primeiro passeio
Unawheel - Entrega e primeiro passeio

Imagem 1

Imagem 1
20 anos na cadeira de rodas

Imagem 2

Imagem 2
Tetra Dirigindo? Como consegui tirar a CNH

Lives da Fê no Insta

Live com a Isabela Ribeiro

Live com a Isabela Ribeiro
Converso com a Isabela sobre Autoestima e superação

Live sobre Pessoas com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?

Live sobre Pessoas com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?
Converso com a Váleria Schmidt @schmidt sobre Pessoa com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?

Live com Roberto Denardo

Live com Roberto Denardo
A pessoa com deficiência na vida pública 06/10/2020