Óculos inteligentes dão aos surdos legendas de conversas em tempo real

Compartilhe


O software, chamado XRAI Glass, foi inspirado pela observação de Dan Scarfe sobre o crescente isolamento de seu avô quando ele perdeu a audição

Óculos inteligentes estão dando aos surdos uma exibição de legendas ao vivo em tempo real, enquanto conversam, bem na frente de seus olhos.

A tecnologia usa óculos de realidade aumentada ‘AR’ prontos para uso que são conectados a smartphones com um aplicativo que transforma qualquer fala escolhida em texto exibido no interior das lentes.

“Poderoso. É poderoso. Não posso subestimar o poder e a importância para as pessoas com deficiência auditiva em todo o mundo sentirem que não precisam mais confiar apenas na leitura labial. É um grande momento”, disse à Reuters Josh Feldman, um consultor de gestão de 23 anos profundamente surdo.

O software, chamado XRAI Glass, foi inspirado pela observação de Dan Scarfe sobre o crescente isolamento de seu avô quando ele perdeu a audição.

“Houve apenas um pequeno momento de epifania em que pensei, bem, espere um segundo, ele assiste TV o tempo todo com legendas. Por que não podemos legendar o mundo?”, disse Scarfe à Reuters.

O software ainda está sendo desenvolvido, mas Scarfe diz que já pode reconhecer quem está falando e em breve terá o poder de traduzir idiomas, tons de voz, sotaques e tom.

“Estou recebendo um fluxo de informações legendadas em tempo real, onde normalmente eu poderia estar atrasado. Eu posso não pegar tudo, mas isso está me dando uma narrativa em tempo real que me permite ser informado. Isso me permite estar envolvido, me permite tomar decisões porque sei o que está sendo dito”, disse Steve Crump, fundador da DeafKidz International.

A XRAI Glass agora está recrutando testadores alfa que não sabem ler labial ou lutam para captar várias conversas ao mesmo tempo, para ajudar a aperfeiçoar o software.


Fonte: CNN Brasil

Compartilhe

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu Comentário é muito importante para nós.

Cursos e Eventos

Vídeos no Youtube

Unawheel - Entrega e primeiro passeio

Unawheel - Entrega e primeiro passeio
Unawheel - Entrega e primeiro passeio

Imagem 1

Imagem 1
20 anos na cadeira de rodas

Imagem 2

Imagem 2
Tetra Dirigindo? Como consegui tirar a CNH

Lives da Fê no Insta

Live com a Isabela Ribeiro

Live com a Isabela Ribeiro
Converso com a Isabela sobre Autoestima e superação

Live sobre Pessoas com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?

Live sobre Pessoas com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?
Converso com a Váleria Schmidt @schmidt sobre Pessoa com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?

Live com Roberto Denardo

Live com Roberto Denardo
A pessoa com deficiência na vida pública 06/10/2020