Conheça a rede empresarial que promove a inclusão de profissionais com deficiência

Compartilhe

Rede contribuiu para que o número de pessoas com deficiência contratadas no país crescesse 69% 


Em 2022, a Rede Empresarial de Inclusão Social (REIS) completa 10 anos de atuação reunindo grandes empresas do país e apoiando a criação de ambientes mais inclusivos para transformar positivamente a vida das pessoas com deficiência.

Com mais de 100 parceiros e 43 empresas signatárias do Pacto pela Inclusão, a REIS adota estratégias de engajamento e de propagação de processos e boas práticas. Com isso, nessa primeira década, contribuiu para que o número de pessoas com deficiência contratadas no país crescesse 69%, passando de 288,5 mil, em 2009, para 486,7 mil, em 2018, segundo dados da Relação Anual de Informações Sociais (Rais).

Embora o número de pessoas com deficiência no mercado formal cresça a cada ano, as contratações representam apenas 50% do total de vagas reservadas a esses profissionais. Um dos principais obstáculos para aumentar o percentual de preenchimento das vagas é o preconceito em relação à capacidade das pessoas com deficiência.

A secretária executiva da REIS, Ivone Santana, explica os objetivos da rede:

Um dos nossos objetivos é desmistificar as crenças que persistem no mercado. Diferentemente dos preconceitos que existem no meio corporativo, as pessoas com deficiência querem trabalhar, têm qualificação profissional e, por uma boa oportunidade de trabalho, estão dispostas a abrir mão do Benefício de Prestação Continuada (BPC) que, de todo modo, é concedido a um número reduzido de pessoas com deficiência”.

As pessoas com deficiência no Brasil

Segundo o levantamento setorial mais recente do IBGE (2019), 8,4% da população brasileira acima dos 2 anos de idade possui algum tipo de deficiência. O percentual representa cerca de 17,3 milhões de brasileiros, sendo que quase metade, 49,4%, são idosos. Esse número seria suficiente para preencher todas as vagas reservadas para profissionais com deficiência no Brasil.

O aumento da contratação de pessoas com deficiência deveria ter sido um reflexo da Lei de Cotas instituída em 1991, mas quase não houve evolução na primeira década. A Lei passou a ser cumprida pelas empresas, a partir de 2001, ano em que virou item de fiscalização. O Ministério do Trabalho passou a autuar organizações que não cumprissem a cota mínima de contratação, que pode variar de 2% a 5% para empresas que tenham a partir de 100 funcionários.

“A REIS trabalha para aumentar o índice de colocação de profissionais com deficiência no mercado de trabalho e apoiar as empresas no processo de conscientização de seus líderes, pois considera que o mínimo a se fazer é estar em acordo com a legislação. No entanto, nosso objetivo maior é promover um ambiente corporativo verdadeiramente inclusivo e influenciar toda a sociedade positivamente”, enfatiza Ivone.

10 anos de atuação da REIS no Brasil

Uma das principais ferramentas criadas pela REIS, nessa década, transformou a forma de contratar pessoas com deficiência no Brasil. Trata-se do Manual de Inclusão da Pessoa com Deficiência para Medicina e Segurança do Trabalho, idealizado em parceria com a Associação Nacional de Medicina do Trabalho (ANAMT).

Idealizado em parceria com a Associação Nacional de Medicina do Trabalho (ANAMT), o manual é utilizado por profissionais da medicina do trabalho para melhor avaliação das pessoas com deficiência no exame admissional.

“Havia uma barreira atitudinal importante por parte de alguns médicos do trabalho em liberar a contratação de pessoas com deficiência. Este manual derruba preconceitos e incentiva que o profissional de saúde faça uma avaliação mais justa do candidato, ao promover a contratação e reconhecer sua capacidade de desempenho, como qualquer outro profissional. Além de entender que as empresas podem e devem investir recursos para tornar os ambientes de trabalho mais acessíveis”, comemora Ivone.

Pacto pela Inclusão REIS-OIT

O Pacto pela Inclusão REIS-OIT é um documento criado pela REIS que elenca cinco compromissos que devem ser adotados pelas empresas signatárias. O objetivo é que as ações de diversidade e inclusão sejam levadas para a cultura da empresa, gerando propagação e engajamento entre os colaboradores.

As empresas signatárias do Pacto pela Inclusão têm como compromissos:

  • Comprometer a alta liderança com o respeito e a promoção dos direitos das pessoas com deficiência;
  • Desenvolver políticas e procedimentos com vistas às ações afirmativas em todos os âmbitos da organização;
  • Promover cultura e ambiente inclusivos e acessíveis a todas as pessoas com deficiência;
  • Comunicar e educar para o respeito dos direitos e deveres das pessoas com deficiência;
  • Incluir a questão da deficiência na estratégia da empresa, bem como no planejamento de produtos e serviços, e atendimento a clientes.

Para medir o resultado das ações realizadas pelas empresas, a REIS, em parceria com o Instituto Ethos, o desenvolveu o Guia de Indicadores Ethos-REIS de Inclusão de Pessoas com Deficiência. Ao todo são 23 indicadores distribuídos ao longo de um questionário para levantar as ações e os resultados obtidos ao longo de um determinado período.

Para apoiar profissionais de Design, Jornalismo, Codificação, Desenvolvimento, Publicidade, Comunicação, Mídias Digitais a atuarem como agentes de transformação cultural e aliados ao propósito da equidade e inclusão foi criado também o Guia de Comunicação Inclusiva e Acessível.

Posicionamentos da REIS

Para o desenvolvimento de suas ações e atividades, a REIS leva em conta três posicionamentos:

  • Nada sobre nós, sem nós – Esse lema foi adotado pela Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência da ONU (Organização das Nações Unidas), em 2006. A REIS entende que não é possível desenvolver uma atividade de inclusão e diversidade para pessoas com deficiência, sem a sua participação em posição de decisão.
  • Lei de Cotas (Nº 8213/1991) – A REIS defende a Lei de Cotas e seu cumprimento pelas empresas como forma de corrigir a exclusão histórica à qual esses profissionais foram submetidos.
  • Escolas regulares inclusivas – A REIS acredita que um ambiente escolar diverso e inclusivo proporciona o convívio e o respeito, além de muitas outras habilidades técnicas e comportamentais que são benéficas para todas as pessoas, com e sem deficiência.

Fonte: Portal Acesse

Compartilhe

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu Comentário é muito importante para nós.

Cursos e Eventos

Vídeos no Youtube

Unawheel - Entrega e primeiro passeio

Unawheel - Entrega e primeiro passeio
Unawheel - Entrega e primeiro passeio

Imagem 1

Imagem 1
20 anos na cadeira de rodas

Imagem 2

Imagem 2
Tetra Dirigindo? Como consegui tirar a CNH

Lives da Fê no Insta

Live com a Isabela Ribeiro

Live com a Isabela Ribeiro
Converso com a Isabela sobre Autoestima e superação

Live sobre Pessoas com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?

Live sobre Pessoas com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?
Converso com a Váleria Schmidt @schmidt sobre Pessoa com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?

Live com Roberto Denardo

Live com Roberto Denardo
A pessoa com deficiência na vida pública 06/10/2020