As eleições deste ano terão intérpretes de Libras e sintetização de voz

Compartilhe

As eleições de Outubro de 2022 serão mais inclusivas porque as urnas eleitorais terão vídeos gravados por um intérprete de Libras.


Com o intuito de promover a inclusão e facilitar a votação de pessoas com deficiência auditiva, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprimorou os softwares já existentes e instalou novos recursos de acessibilidade nas urnas eletrônicas que serão utilizadas nas Eleições Gerais de Outubro.

A inclusão e a acessibilidade são muito importantes porque, cada vez mais, a população de pessoas com deficiência deve se sentir incluída em todos os aspectos e fazer cumprir a Lei Brasileira de Inclusão é uma ótima maneira de encorajar os jovens a votarem.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) desenvolve constantes melhorias e atualizações no sistema, para que ele não fique desatualizado e para que aplicativos eleitorais consigam funcionar corretamente, de forma ágil e segura. Essa é uma das missões e responsabilidades da Justiça Eleitoral.

Mais acessibilidade

Com surdez profunda desde os três anos de idade, a professora de Libras do Instituto Federal de Brasília (IFB), Maria de Fátima Félix Nascimento, contou que já teve dificuldade na hora de votar devido à ausência de recursos de acessibilidade específicos para atendê-la. “As urnas não indicam em qual cargo estou votando, se é deputado distrital, federal ou presidente”, relatou.

A reivindicação da docente e de quase 85 mil eleitores com deficiência auditiva foi acatada pela Justiça Eleitoral, que promoveu mudanças no software da urna para que o projeto “Inclusão plena de eleitores surdos”, idealizado pela servidora aposentada do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE-MS) Tânia Regina Noronha Cunha e pela advogada da União Jerusa Gabriela Ferreira, pudesse ser colocado em prática. Terá inclusão também para as pessoas com deficiência visual.

Todas as pessoas com deficiência são cidadãos e têm o direito de votar. A partir das eleições de outubro, os deficientes visuais terão o recurso de Libras para votarem melhor e cada vez mais inclusivo. 

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) anunciou, em abril, dois novos recursos de acessibilidade.

O primeiro é a melhoria na chamada sintetização de voz, voltada para os eleitores com deficiência visual. O recurso, que já existe, funciona assim: são disponibilizados fones de ouvido para que os eleitores cegos ou com baixa visão recebam sinais sonoros com a indicação do número escolhido e o nome da candidata ou do candidato.

O segundo recurso vai facilitar a votação de pessoas com deficiência auditiva, como explica o presidente do TSE, ministro Edson Fachin. O vídeo feito por uma intérprete de Libras será exibido em todas as 577 mil urnas eletrônicas preparadas para a eleição de outubro. Na filmagem, a tradutora vai indicar a qual cargo a pessoa está votando no momento: deputado federal, estadual ou distrital, senador, governador e presidente.

Fonte: https://www.tse.jus.br/comunicacao/noticias/2022/Julho/eleicoes-2022-urnas-eletronicas-terao-video-gravado-por-interprete-de-libras

https://www2.mppa.mp.br/agenda-de-eventos/dialogos-sobre-as-eleicoes-2022-maraba.html

https://www.poder360.com.br/eleicoes/interprete-de-libras-de-bolsonaro-anuncia-filiacao-ao-republicanos/https://agenciabrasil.ebc.com.br/it/node/1468860

Fonte: Câmara Inclusão

Compartilhe

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu Comentário é muito importante para nós.

Cursos e Eventos

Vídeos no Youtube

Unawheel - Entrega e primeiro passeio

Unawheel - Entrega e primeiro passeio
Unawheel - Entrega e primeiro passeio

Imagem 1

Imagem 1
20 anos na cadeira de rodas

Imagem 2

Imagem 2
Tetra Dirigindo? Como consegui tirar a CNH

Lives da Fê no Insta

Live com a Isabela Ribeiro

Live com a Isabela Ribeiro
Converso com a Isabela sobre Autoestima e superação

Live sobre Pessoas com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?

Live sobre Pessoas com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?
Converso com a Váleria Schmidt @schmidt sobre Pessoa com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?

Live com Roberto Denardo

Live com Roberto Denardo
A pessoa com deficiência na vida pública 06/10/2020