Conheça a plataforma SOS Surdo

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 Plataforma desenvolvida pela empresa brasileira Helpvox Connect permite que a comunidade surda faça reclamações referentes à falta de atendimento acessível

Descrição da imagem #PraCegoVer: Banner retangular horizontal, com foto e sobreposição do logo, no canto direito superior, da plataforma SOS Surdo. Abaixo, a informação: “Central de reclamação, falta de acessibilidade”. Fotografia de baixo para cima mostra uma roda com cinco pessoas diversas. Elas estão com braços esticados para o centro da roda, tocando as mãos uma das outras e olhando para baixo. No rodapé da imagem, sobre uma faixa vermelha, a sobreposição do site: www.sossurdo.com.br. (Imagem: Reprodução. Créditos: Divulgação)


As pessoas surdas enfrentam diariamente inúmeras barreiras na comunicação, seja para chamar um serviço de emergência, marcar uma consulta médica, realizar transações bancárias ou até mesmo solicitar comida em um drive-thru. Mas um portal de reclamação da comunidade surda, através do slogan “Reclame, é seu direito!”, quer mudar esta realidade.

Plataforma SOS Surdo

A falta de acessibilidade inviabiliza o acesso de aproximadamente 10 milhões de surdos no Brasil, segundo o Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de 2010. Diante desse cenário, a empresa brasileira Helpvox Connect – que desenvolve produtos com alta tecnologia voltados à inclusão e acessibilidade – criou o SOS Surdo.

Trata-se de uma plataforma on-line, 100% gratuita, na qual a comunidade surda pode denunciar a falta de acessibilidade em qualquer tipo de serviço. Para isso basta acessar o site https://www.sossurdo.com.br, fazer um breve cadastro e depois escrever a reclamação ou enviar um vídeo em Língua Brasileira de Sinais (Libras) com todas as informações referentes ao problema. O usuário poderá também anexar fotos e vídeos.

Solução para todos: Comunidade e empresas

Todas as denúncias são avaliadas por uma equipe de analistas do SOS Surdo e, posteriormente, fará uma notificação para a empresa citada na reclamação, bem como acompanhar o andamento da denúncia.

O objetivo da ação é resolver o problema enfrentado pelo surdo bem como ajudar a empresa a estar em conformidade com a Lei Nº 10.436/2002, que prevê o uso da Língua Brasileira de Sinais (Libras) na comunicação com a comunidade surda. Caso não responda a notificação, a empresa estará sujeita a processos e punições previstas na Lei.

A voz dos surdos!

Segundo Cleber Santos, CEO do Helpvox Connect, diariamente a comunidade surda enfrenta inúmeras situações de exclusão, preconceito e desrespeito, passando despercebidos pelos ouvintes como se fossem invisíveis.

“Com o SOS Surdo queremos dar voz a essas pessoas que são constantemente esquecidas na sociedade. A deficiência não está na surdez, mas em quem se recusa a escutar a voz dos surdos. As empresas têm que seguir as leis bem como respeitar os direitos de todos”, explica Cleber Santos.

Links úteis

Plataforma: https://www.sossurdo.com.br/ 

Facebook: https://www.facebook.com/sossurdo/ 

Instagram: https://www.instagram.com/sossurdo/ 

YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCjBRrS4qtQPhJ8hNIGOTLZg 

Fonte: Jornalista Inclusivo

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