Senado debate projetos de acessibilidade em streaming e sites

Compartilhe

No dia 19 de maio, Dia Mundial de Conscientização sobre a Acessibilidade, propostas sobre o assunto querem tornar mais acessíveis o conteúdo de plataforma de streamings e sites de empresas e governo


Imagem com Descrição #PraCegoVer: Fotografia colorida de um teclado de computador, em zoom, com três teclas azuis no centro: a primeira com o ícone de pessoa cadeirante, a segunda com o ícone de pessoa surda, com o desenho de uma orelha, e a última com o ícone de uma pessoa cega com uma bengala.


Calçadas irregulares, semáforos sem sinais sonoros, vídeos sem audiodescrição ou imagens publicadas sem o chamado texto alternativo descritivo. Essas são barreiras que prejudicam o acesso de pessoas com deficiência e idosas, por exemplo, a uma série de direitos.

“Falar de acessibilidade é garantir cidades com possibilidades do exercício da cidadania. É garantir edificações acessíveis, transportes acessíveis, meios seguros, inclusive, comunicações acessíveis. Isso significa acesso ao trabalho, acesso à educação, acesso à cultura, acesso ao esporte, ao lazer. Isso significa cidadania”, diz a senadora Mara Gabrilli, que possui um projeto que prevê instrumentos de acessibilidade como audiodescrição, legendas ocultas ou janela de libras em plataformas de streaming, em debate no Senado.

Outra proposta, desta vez do senador Alessandro Vieira, do PSDB de Sergipe, determina os elementos de acessibilidade mínimos que sites de empresas e de governos devem conter, como possibilidade de alto contraste, navegação por teclado, alternativa sonora para vídeos e textos, e descrição de áudios.

Da Rádio Senado, pelo jornalista Rodrigo Resende.

Fonte: Vida mais Livre

Compartilhe

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu Comentário é muito importante para nós.

Cursos e Eventos

Vídeos no Youtube

Unawheel - Entrega e primeiro passeio

Unawheel - Entrega e primeiro passeio
Unawheel - Entrega e primeiro passeio

Imagem 1

Imagem 1
20 anos na cadeira de rodas

Imagem 2

Imagem 2
Tetra Dirigindo? Como consegui tirar a CNH

Lives da Fê no Insta

Live com a Isabela Ribeiro

Live com a Isabela Ribeiro
Converso com a Isabela sobre Autoestima e superação

Live sobre Pessoas com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?

Live sobre Pessoas com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?
Converso com a Váleria Schmidt @schmidt sobre Pessoa com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?

Live com Roberto Denardo

Live com Roberto Denardo
A pessoa com deficiência na vida pública 06/10/2020