Os principais desafios de uma pessoa surda no mundo digital

Compartilhe

Descrição de Imagem #PraCegoVer Ilustração com fundo amarelo e no centro o rosto de um menino com um notebook atrás e dos lados pontos de interrogação.

Se você nos acompanha aqui no blog há algum tempo, já sabe que menos de 1% dos sites no Brasil hoje são acessíveis. Podemos concordar então que o mundo digital não é um espaço muito acolhedor para as pessoas com deficiência, certo?

A experiência dessas pessoas usuárias fica bastante comprometida nesse ambiente, principalmente por conta da falta de acessibilidade.

Para as pessoas que fazem parte da comunidade surda, não é diferente. Apesar de muitas vezes ser considerada uma deficiência invisível, a surdez também enfrenta barreiras bem perceptíveis na web e no resto do mundo digital.

Decidimos então agrupar os principais desafios de uma pessoa surda no mundo digital, de acordo com quem é da própria comunidade. Vamos conferir?

O mundo digital e seus desafios

A grande barreira das pessoas surdas no mundo digital é a comunicação. Podemos observar isso em diferentes contextos, em que não existem opções de comunicação acessíveis, ou em que as empresas não se demonstram flexíveis para tentar se adaptar à realidade dessa comunidade. Infelizmente, isso tira a autonomia e independência da pessoa surda. Muitas vezes ela precisa depender de alguém ouvinte para realizar tarefas básicas, como resolver um problema no banco, ou até para aproveitar seus momentos de descanso, quando quer ver um filme que não está acessível, por exemplo.

Conteúdos audiovisuais são um problema para se compreender, porque dificilmente vêm acompanhados de legendas ou de janelas com intérpretes de Libras. Esse inclusive é o desafio mais relatado pelas pessoas surdas. Sejam eles vídeos que estão nas redes sociais, na televisão ou nas plataformas de streaming.

Como a comunidade surda é bem diversa, dentro dela existem pessoas que apenas se comunicam através da Libras, e outras que sabem português. De qualquer forma, mesmo as que entendem a língua portuguesa, normalmente não são fluentes. Isso faz com que seja bastante difícil compreender textos de áreas muito específicas, recheados de termos técnicos. Na maior parte do tempo, isso acontece com conteúdos sobre política, direito, medicina, e por aí vai. Pensa só em quantas informações super importantes se tornam inalcançáveis para essas pessoas.

Por último, a falta de acessibilidade em serviços online também apresenta um grande desafio. Muitas empresas não disponibilizam atendimentos por mensagens de texto ou videoconferências com intérpretes, apenas chamadas de voz. Se comunicar com elas então se torna uma tarefa impossível de ser realizada por uma pessoa surda sozinha. No fim, ela acaba tendo que tentar resolver seus problemas pessoalmente, na esperança de que consiga se comunicar melhor cara a cara com a empresa – o que também nem sempre dá certo.

Vamos tornar o mundo menos desafiador?

Esses são só alguns dos principais desafios enfrentados pelas pessoas surdas no dia a dia. O lado bom é que nem tudo está perdido, e as empresas estão cada vez mais tomando atitudes para deixar a web mais acessível, principalmente com a implementação de alguns recursos de acessibilidade, como esses:

  • Inclusão de legendas e janelas com intérpretes de Libras em conteúdos audiovisuais
  • Tradutores de Línguas de Sinais para os sites
  • Uso de sinais luminosos para facilitar a navegação na web
  • Democratização do ensino de Línguas de Sinais por meio de aplicativos
  • Contratação de pessoas surdas para seus times, que promovem a diversidade dentro do negócio, e levantam a pauta da acessibilidade em todos os espaços

Talvez você ainda não conheça todos os benefícios que a acessibilidade digital pode trazer, mas estamos aqui para te ajudar nessa jornada! Para começar, você pode saber mais do Hand Talk Plugin, nosso plugin de acessibilidade para sites, e do Hand Talk App, nosso tradutor de bolso automático para Língua de Sinais.

Fonte: Blog Hand Talk

Compartilhe

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu Comentário é muito importante para nós.

Cursos e Eventos

Vídeos no Youtube

Unawheel - Entrega e primeiro passeio

Unawheel - Entrega e primeiro passeio
Unawheel - Entrega e primeiro passeio

Imagem 1

Imagem 1
20 anos na cadeira de rodas

Imagem 2

Imagem 2
Tetra Dirigindo? Como consegui tirar a CNH

Lives da Fê no Insta

Live com a Isabela Ribeiro

Live com a Isabela Ribeiro
Converso com a Isabela sobre Autoestima e superação

Live sobre Pessoas com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?

Live sobre Pessoas com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?
Converso com a Váleria Schmidt @schmidt sobre Pessoa com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?

Live com Roberto Denardo

Live com Roberto Denardo
A pessoa com deficiência na vida pública 06/10/2020