Uberlândia inaugura centro de referência em autismo

Compartilhe


O primeiro centro de referência, via SUS, especializado no atendimento a pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) de Minas Gerais foi inaugurado na semana passada, em Uberlândia. O objetivo é promover acesso à saúde de qualidade para a população.

O espaço tem cerca de 345 m² de área construída, vai funcionar anexo ao Centro de Internação Pediátrico Dr. Helder Castro de Bastos e será administrado pela Organização Social (OS) Missão Sal da Terra.

“A criação deste centro de referência reforça nosso comprometimento com o bem-estar de todas as nossas crianças. O que queremos é possibilitar um atendimento responsável e acolhedor, dando sempre todo o suporte necessário para eles e suas famílias”, afirmou o prefeito Odelmo Leão.

O espaço tem sete consultórios das áreas de clínica geral, fonoaudiologia, fisioterapia, psicologia, pedagogia e neuropsicologia, além de salas de recepção, convivência, diagnósticos, reuniões, integração sensorial multidisciplinar, terapia infantil, terapia para adolescentes, treino de Atividades de Vida Diária (AVD), oficinas para famílias, jardim sensorial, área de playground, entre outros.

Atendimentos

As unidades básicas de saúde da Atenção Primária são a porta de entrada para os atendimentos no Centro de Referência em Transtorno do Espectro Autista (CT-TEA). O local tem capacidade para atender cerca de 100 usuários por mês, com terapias duas vezes por semana. Serão atendidos, por uma equipe multidisciplinar de 16 colaboradores, pacientes com idades de um ano e seis meses até 18 anos.

Existe, ainda, a proposta de parcerias com instituições estudantis para a cessão de estagiários dos cursos de Pedagogia e Psicologia, podendo, assim, ampliar a capacidade dos atendimentos na unidade. Atualmente, as equipes estão finalizando a capacitação para iniciar os atendimentos ainda neste mês.

Fonte: Vida mais Livre

Compartilhe

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu Comentário é muito importante para nós.

Cursos e Eventos

Vídeos no Youtube

Unawheel - Entrega e primeiro passeio

Unawheel - Entrega e primeiro passeio
Unawheel - Entrega e primeiro passeio

Imagem 1

Imagem 1
20 anos na cadeira de rodas

Imagem 2

Imagem 2
Tetra Dirigindo? Como consegui tirar a CNH

Lives da Fê no Insta

Live com a Isabela Ribeiro

Live com a Isabela Ribeiro
Converso com a Isabela sobre Autoestima e superação

Live sobre Pessoas com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?

Live sobre Pessoas com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?
Converso com a Váleria Schmidt @schmidt sobre Pessoa com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?

Live com Roberto Denardo

Live com Roberto Denardo
A pessoa com deficiência na vida pública 06/10/2020