Orquestra Parassinfônica de SP convoca musicistas com deficiência física até 11 de abril

Compartilhe

 Primeira orquestra parassinfônica do mundo tem inscrições de 20 de março a 11 de abril, com audições presenciais em maio e show de estreia em dezembro

Descrição da imagem #PraCegoVer: Fotografia colorida, em ambiente interno, com sobreposição de texto. No canto esquerdo superior, o nome: “OPESP – Orquestra Parassinfônica de São Paulo”. Na lateral direita da imagem, as informações: “Inscrições: 20 de março a 11 de abril. Pessoas com deficiência entre 18 e 48 anos”.  Na foto está a musicista Naiala Oliveira, tocando violino, no palco. Ela é uma jovem mulher de pele branca e cabelos longos. Usa blusinha e saia e usa uma órtese na perna esquerda. (Foto: Editada. Créditos: Divulgação)

De acordo com o Censo 2010 , quase 46 milhões de brasileiros, cerca de 24% da população brasileira, declarou ter algum grau de dificuldade em pelo menos uma das habilidades investigadas (enxergar, ouvir, caminhar ou subir degraus), ou possuir deficiência intelectual.

Em uma revisão mais recente do IBGE , desses 24% com algum grau de dificuldade, 8,4% da população acima de dois anos (que representa 17,3 milhões de pessoas), tem grande ou total dificuldade para essas habilidades, ou seja, pessoas com deficiência.

A pesquisa detalha que 7,8 milhões, ou 3,8% da população acima de dois anos, apresenta deficiência física nos membros inferiores, enquanto 2,7% das pessoas têm nos membros superiores. Além disso, 3,4% dos brasileiros possuem deficiência visual; 1,1%, deficiência auditiva.

Foi contrapondo esses números com a representatividade dessa população na música brasileira que Igor Cayres, mestre em atividades culturais e artísticas e produtor cultural, construiu o projeto da OPESP – Orquestra Parassinfônica de São Paulo  para criação, desenvolvimento e promoção da primeira orquestra do mundo constituída apenas por integrantes com deficiência física.

“Nossa missão com a OPESP é promover o empoderamento de músicos e musicistas com deficiência para que essas pessoas possam desempenhar seu efetivo protagonismo na sociedade”, explica Igor Cayres.

“Queremos contribuir para a educação de uma sociedade livre de estigmas e preconceitos em torno das pessoas com deficiência. Com isso em vista, fazemos valer a máxima de que a música é a linguagem universal da humanidade e utilizamos essa ferramenta poderosa para contar histórias de vida e amor pela música, sob uma ótica de acolhimento, empatia e, acima de tudo, igualitária sobre as pessoas com deficiência física e motora”, completa.

Inscrições OPESP

A chamada pública será feita por meio de edital , e os interessados devem se inscrever no site da OPESP  de 20 de março a 11 de abril de 2022. Após uma pré-seleção dessas inscrições, até 90 pessoas irão para a fase de audições presenciais. 

Conforme assessoria de imprensa, 30 pessoas serão selecionadas para quatro meses de ensaios sob a regência do maestro Roberto Tibiriçá – titular da cadeira de nº 5 da Academia Brasileira de Música e Membro Honorário da Academia Nacional de Música. Por fim, um grande concerto será realizado no Theatro Municipal de São Paulo com o grupo.

Candidatos PcDs

Está apta a se inscrever qualquer pessoa entre 18 e 48 anos, com deficiência física ou motora comprovada. É necessário também ter conhecimento musical em uma das classes de instrumentos abaixo:

  • Cordas (violinos, violas, violoncelos, contrabaixos);
  • Madeiras (flautas, oboés, clarinetes, fagotes);
  • Metais (trompetes, trompas);
  • Instrumentos de percussão (tímpanos).

A OPESP é uma realização da produtora ProArte, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (8.313/91) , com patrocínio da Janssen, Vale, Minerva Foods, Marisa, Syngenta, Drogasil, Banco Alfa e apoio do Instituto Alfa de Cultura.

SERVIÇO:

OPESO – Orquestra Parassinfônica de São Paulo

Período de inscrições: 20 de março a 11 de abril;

LINKS ÚTEIS:

Formulário de inscrição: https://bityli.com/sVlnL/ 

Website: https://opesp.com.br/ 

Facebook: https://www.facebook.com/orquestraparassinfonica 

Instagram: https://www.instagram.com/opesp__/ 

Fonte: Jornalista Inclusivo

Compartilhe

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu Comentário é muito importante para nós.

Cursos e Eventos

Vídeos no Youtube

Unawheel - Entrega e primeiro passeio

Unawheel - Entrega e primeiro passeio
Unawheel - Entrega e primeiro passeio

Imagem 1

Imagem 1
20 anos na cadeira de rodas

Imagem 2

Imagem 2
Tetra Dirigindo? Como consegui tirar a CNH

Lives da Fê no Insta

Live com a Isabela Ribeiro

Live com a Isabela Ribeiro
Converso com a Isabela sobre Autoestima e superação

Live sobre Pessoas com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?

Live sobre Pessoas com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?
Converso com a Váleria Schmidt @schmidt sobre Pessoa com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?

Live com Roberto Denardo

Live com Roberto Denardo
A pessoa com deficiência na vida pública 06/10/2020