Projeto oferece atividades gratuitas para pessoas com deficiência

Compartilhe

 Iniciativa apoiada pelo GDF, a UNA Experience promove circuito de aulas inclusivas em quatro regiões: Ceilândia, Samambaia, Plano Piloto e Guará

ADRIANA IZEL, DA AGÊNCIA BRASÍLIA | EDIÇÃO: RENATA LU

Neste ano, a unidade fixa se transformou em itinerante, com passagem em quatro regiões administrativas | Foto: Joel Rodrigues/Agência Brasília

No ano passado, enquanto passeava com o pai, o cadeirante Richardson dos Santos Silva, 40 anos, se deparou com a Unidade Nacional de Acessibilidade (UNA) montada no Parque Ecológico do Lago Norte. Essa foi a primeira iniciativa do projeto, apoiado pelo Governo do Distrito Federal, que oferece atividades esportivas, de lazer e psicossociais inclusivas. As aulas são gratuitas para pessoas com deficiência. Os demais podem se inscrever mediante a doação de 1kg de alimento não perecível.

“Conheci de uma forma bem inusitada. Minhas atividades no [hospital] Sarah tinham acabado e eu estava sem o que fazer. Fui dar uma volta na orla do Lago Norte e vi uma mulher, também cadeirante, trabalhando em uns containers”, conta. Ao se deparar com a situação, Richardson se dirigiu até lá. “Ela me explicou que era um projeto para pessoas com deficiência e que tinham atividades como remo, arco e flecha e pingue-pongue. Na oportunidade, eu fiz de tudo um pouco”, lembra.

Neste ano, a unidade fixa se transformou em itinerante, com passagem em quatro regiões administrativas. “Resolvemos fazer a versão itinerante para dar acesso a mais pessoas que não podiam ir à UNA, no Parque do Lago Norte”, explica a presidente da UNA, Andréa Pontes.

A primeira edição do evento, que ganhou o nome de UNA Experience, será em Ceilândia nos dias 22, 23, 29 e 30 de janeiro, e 5 e 6 de fevereiro. Depois, o projeto segue para Samambaia (12, 13, 19, 20, 26 e 27 de fevereiro), Plano Piloto (5, 6, 12, 13, 19, 20, 26 e 27 de março, e 9, 10, 16 e 17 de abril) e Guará (30 de abril e 1º, 7, 8, 14 e 15 de maio). As inscrições estão abertas e podem ser feitas no site https://unaparque.com.br/.

Para o secretário da Pessoa com Deficiência, Flávio Pereira dos Santos, é importante a execução e efetivação desse tipo de projeto no DF. “Essas ações criam um valor diferenciado para o projeto, que não apenas visa atender às pessoas com deficiência, mas também estabelece, dentro desse atendimento, um processo de integração social muito bem desenvolvido”, defende.

A nova versão terá atividades que fizeram sucesso na UNAPARQUE e algumas novidades. Serão realizadas aulas de horta comunitária acessível, ioga e meditação, tiro com arco, canoagem e stand up paddle, dança e teqball (futmesa), além de atividades de apoio social com atendimentos de psicólogos e assistentes sociais.

“Fizemos a escolha com base no projeto passado. Vimos as atividades que foram mais demandadas e que todo mundo consegue participar ou é mais fácil de adaptar”, completa Andréa. Para a presidente da UNA, o maior legado do projeto é exatamente a acessibilidade: “A nossa ideia é tornar o diferente legal e fazer todas as pessoas interagirem juntas. É um projeto satisfatório demais para as famílias”.

“Resolvemos fazer a versão itinerante para dar acesso a mais pessoas que não podiam ir à UNA, no Parque do Lago Norte”, explica Andréa, presidente da UNA| Foto: Joel Rodrigues/Agência Brasília

Participação

Remanescente da primeira iniciativa, Richardson, que é morador de Planaltina, está garantido nas novas atividades, com inscrição para participar da primeira etapa em Ceilândia, e depois pretende participar das ações no Plano Piloto. “Foi uma experiência muito bacana, porque é um espaço para interagir e fazer amizades com pessoas com as mesmas limitações”, afirma. Ele se diz feliz com esse tipo de iniciativa. “Acho importante o governo agir para deixar os locais mais acessíveis, pois querendo ou não, temos muitos cadeirantes. Acho que até por isso há mais conscientização”, analisa.

A secretária de Esporte e Lazer, Giselle Ferreira, celebra a parceria, quando o Centro Olímpico e Paralímpico de Samambaia será palco de uma das itinerâncias. “Abrir as portas do nosso Centro Olímpico e Paralímpico para receber a UNA Experience reforça, mais uma vez, o nosso compromisso de levar esporte e lazer para todas as camadas da população”, avalia. “Atualmente o esporte está sendo reconhecido, não só como uma atividade saudável para quem compete, mas principalmente como forma de inclusão, interação e desenvolvimento social”, acrescenta.

A expectativa do evento é atender até três mil pessoas no primeiro semestre, com atividades sempre aos sábados e domingos. A ação conta com o apoio do Governo do Distrito Federal, por meio das secretarias de Esporte, de Turismo e das administrações regionais. O investimento é de R$ 1,3 milhão.

“Fico extremamente feliz em ver um projeto tão importante e necessário sendo realizado. Desde o início da minha gestão, o turismo acessível vem sendo debatido e implantado, a exemplo da criação do Guia Turístico Arquitetônico Acessível, um projeto que é resultado da parceria entre a Secretaria de Turismo do DF, a Embratur e a Unidade Nacional de Acessibilidade”, comenta a secretária de Turismo, Vanessa Mendonça.

Serviço UNA Experience

Ceilândia – 22/1 a 6/2. Endereço: Setor M CNM 1 Bl I – Ceilândia Centro (em frente ao Restaurante Comunitário)

Samambaia – 12/2 a 27/2. Endereço: Centro Olímpico e Paralímpico de Samambaia – Vila Olímpica, QN 319, Samambaia Sul

Plano Piloto – 5/3 a 3/4. Endereço: Museu da República – Conjunto Cultural da República – Brasília/DF

Guará – 30/4 a 15/5. Endereço: Estacionamento do Ginásio do CAVE – ao lado da Administração e Feira do Guará

*Inscrições no site https://unaparque.com.br/agenda

Fonte: Agência Brasília

Compartilhe

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu Comentário é muito importante para nós.

Cursos e Eventos

Vídeos no Youtube

Unawheel - Entrega e primeiro passeio

Unawheel - Entrega e primeiro passeio
Unawheel - Entrega e primeiro passeio

Imagem 1

Imagem 1
20 anos na cadeira de rodas

Imagem 2

Imagem 2
Tetra Dirigindo? Como consegui tirar a CNH

Lives da Fê no Insta

Live com a Isabela Ribeiro

Live com a Isabela Ribeiro
Converso com a Isabela sobre Autoestima e superação

Live sobre Pessoas com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?

Live sobre Pessoas com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?
Converso com a Váleria Schmidt @schmidt sobre Pessoa com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?

Live com Roberto Denardo

Live com Roberto Denardo
A pessoa com deficiência na vida pública 06/10/2020